Conceções e práticas de feedback

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Supervisão Pedagógica

Ano:

2024

A avaliação formativa permite fazer uma ligação intrínseca entre o ensino e a aprendizagem. Nesse processo, o feedback desempenha um papel regulador essencial. Partindo da questão: quais as conceções e as práticas em relação ao feedback de professores do ensino secundário do agrupamento de escolas Olegário Tavares, realizámos um estudo de caso intrínseco numa abordagem, essencialmente, qualitativa e interpretativa, para investigar as conceções e as práticas de feedback dos professores deste agrupamento, considerando a sua perspetiva, mas também a dos estudantes. Enquadrámos teoricamente o nosso estudo considerando os principais desenvolvimentos dos estudos sobre ensino e aprendizagem, bem como as atuais perspetivas sobre a avaliação, em especial sobre o feedback e as suas caraterísticas para que possa ser eficaz e contribuir para a regulação da aprendizagem. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos ao questionário e às entrevistas aos professores assim como a entrevistas a grupos focais de alunos. Os dados quantitativos foram tratados usando análise estatística descritiva. Os dados qualitativos foram tratados com análise de conteúdo. Em síntese, os resultados revelaram que as conceções e as práticas de feedback dos professores são diversificadas, havendo casos em que o feedback é percebido de forma consistente com a literatura científica nesta área, ou seja, como um dos elementos fundamentais da avaliação formativa. Há também casos em que o feedback é percebido como um elemento tanto da avaliação sumativa como formativa, e casos em que o feedback é entendido como uma simples classificação. Ou seja, verificamos que a noção sobre o papel do feedback e a sua relevância no processo de aprendizagem não está consolidada junto de uma parte significativa dos docentes. Do ponto de vista dos alunos, o feedback é visto como algo importante para a sua aprendizagem, mas em muitos casos consideram que a sua prática na sala de aula não é consistente.

Como citar esta Dissertação:

Tavares, Olímpio Olegário Mendes (2024). Conceções e práticas de feedback, Dissertação de mestrado em Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15872