Design educacional de conteúdos em EAD no âmbito profissional: avaliação de um modelo

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Dissertações, Pedagogia do eLearning

Ano:

2023

A partir da hipótese de subutilização dos materiais didáticos no contexto educacional de nível superior, propõe-se uma alternativa por meio do design educacional e da hipertextualidade. Para fundamentar essa proposta, a dissertação explora a relação da cibercultura com a leitura, destacando a hipertextualidade, a multimodalidade, a participação ativa do leitor e a personalização dos conteúdos. Este estudo é conduzido com base na abordagem do Design Science Research (DSR) (com a criação de um artefato) (Carstensen, Bernhard, 2019; Dresch, 2015) e na pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2019), valorizando a participação ativa e a colaboração dos envolvidos durante o processo. A pesquisa culmina na proposta de um framework para orientar o design educacional de forma crítica, complexa e que amplie as possibilidades interação e colaboração. As principais conclusões desta dissertação destacam os desafios relacionados às leituras rápidas e pouco profundas, características da cibercultura; a importância de reconstruir habilidades de interpretação e aprofundamento de forma crítica, explorando a hipertextualidade; e a reflexão sobre interfaces tecnológicas mais atuais e seus impactos sobre os processos de autoria e abordagem crítica da informação.

Como citar esta Dissertação:

Vieira, Carol (2023). Design educacional de conteúdos em EAD no âmbito profissional: avaliação de um modelo, Dissertação do Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15121