Ensinar em comunidade virtual de aprendizagem: a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação

Autor:

Paz, João

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Educação a Distância e eLearning

Ano:

2016

Esta investigação realiza um estudo de caso de uma Unidade Curricular de um Mestrado online cujo design instrucional assenta na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem e se caracteriza igualmente por uma utilização da Web Social em complemento do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional. Sobre o pano de fundo de uma taxonomia de três paradigmas de educação online, adota o modelo da Comunidade de Investigação para conceptualizar e operacionalizar o estudo. As questões de investigação abordadas incidem sobre a formação e desenvolvimento da Comunidade Virtual de Aprendizagem e em que medida a abertura à Web Social a configura, o modo como se desenvolve essa comunidade em termos de Presença Social, Presença Cognitiva e Presença de Ensino e como emerge, e evolui, a Presença de Ensino Distribuída ao longo da Unidade Curricular. A metodologia utilizada é o estudo de caso assente em métodos mistos com design de triangulação de instrumentos e fontes, nomeadamente, análise documental, inquérito por questionário aos estudantes, entrevista semiestruturada à Coordenação de Curso e ao Professor, análise de conteúdo das interações online e análise estrutural de redes sociais. Para o efeito utilizámos instrumentos já validados mas foi igualmente necessário desenvolver uma reformulação do modelo de codificação da Presença de Ensino mais bem adaptado para o estudo da sua distribuição. Os resultados confirmaram, nalguns casos, as previsões ou expectativas do modelo da Comunidade de Investigação mas não noutros, nomeadamente na evolução da Presença de Ensino Distribuída. Em termos de evolução da Comunidade de Investigação, os resultados parecem apontar uma maior dependência da natureza das atividades educacionais do que do decurso temporal. Um aspeto especialmente relevante foi a identificação de um grau de Presença de Ensino com origem nos estudantes que, embora decrescente ao longo do tempo, mostra que, em maior grau do que usualmente se pensa, uma comunidade de aprendizagem efetiva inclui fenómenos de ensino que não têm apenas origem no professor.

Como citar esta Tese:

Paz, João (2015). Ensinar em comunidade virtual de aprendizagem: a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.