Europeana – Portal Europeu do Património Cultural: avaliação do impacto da utilização de recursos online pelos professores portugueses/europeus.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2021

A Plataforma Europeana foi criada em 2005 e aberta ao público em 2008, pretendendo assumir-se como um espaço onde cada cidadão pudesse encontrar, em vinte e duas línguas – número sempre em crescimento – um repositório vivo da cultura europeia. Desde aí não tem parado de crescer, procurando organizar, de um modo tão amigável quanto possível, a quantidade extraordinária de documentos digitalizados (texto, imagem, vídeo, som, etc.). Oferecendo ferramentas de investigação e filtros sofisticados, a Europeana é um espaço educativo, de lazer e de investigação, mediado pela tecnologia, com conteúdos educacionais que ultrapassam os 20 milhões. A Agenda Digital europeia pretende melhorar a disponibilidade e a acessibilidade à memória cultural europeia e o Europeana Digital Service Infraestructure (DSI) contribui para este desiderato procurando assegurar que todos usufruem dos benefícios da revolução tecnológica nos serviços digitais no setor da cultura. Os projetos DSI têm envolvido um número cada vez maior de professores de muitos países da Europa, procurando um efeito multiplicador do uso da plataforma e, paralelamente a alteração de metodologias e estratégias no ensino. Conhecer o portal Europeana, as suas potencialidades educativas, e as alterações provocadas na prática letiva dos professores que usam os seus recursos digitalizados, foi o que se pretendeu no desenvolvimento deste projeto, que envolveu 75 professores membros do User-group Europeana e que permitiu alcançar algumas conclusões no que diz respeito a uma aprendizagem mais ativa e mais centrada no aluno, e num professor que se envolve e cresce profissionalmente.

Como citar esta Dissertação:

Brandão, Maria Antónia Dolores Afonso (2021). Europeana – Portal Europeu do Património Cultural: avaliação do impacto da utilização de recursos online, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), Universidade Aberta.
http://hdl.handle.net/10400.2/11066