Experiências Internacionais na aprendizagem na Aprendizagem da Educação infantil em tempos de pandemia: reflexões com o digital.
Projeto de Pesquisa tem como objetivo central investigar os desafios enfrentados por
professores relacionados às propostas planejadas e vivenciadas na Educação Infantil em
tempos de pandemia em escolas públicas e particulares de São Paulo, Brasil e de que modo
esses desafios dialogam com reflexões de pesquisadores portugueses a fim de realizar um
estudo reflexivo sobre experiências de internacionalização. Em tempos de pandemia, um
dos principais questionamentos acerca dos fazeres docentes na Educação Infantil foi
justamente sobre a adequação das interações e das brincadeiras, tão vivas nos contextos de
aprendizagem presenciais, aos ambientes virtuais, considerando as especificidades das
crianças pequenas que são um público cujo uso da tela por um período prolongado não é
recomendado por especialistas. Para realizar os objetivos da pesquisa, serão utilizados
questionários que serão enviados por e-mail aos professores e, também, entrevistas
realizadas com pesquisadores portugueses que são considerados referência em Educação
Infantil utilizando o digital, a fim de proporcionar uma experiência de internacionalização
no que se refere às trocas entre os dois países, Portugal e Brasil. A partir dos questionários
estudados, pretende-se analisar os dados coletados e colaborar para o planejamento de
estratégias de aprendizagem alinhadas aos novos cenários da Educação Digital. Serão
realizadas entrevistas com professores que são considerados referências na área da
Educação Infantil e da Educação Digital em rede em Portugal para contribuir na análise de
dados, de modo a realizar uma reflexão teórico-crítica dos cenários atuais de
aprendizagem. Espera-se que este estudo possa contribuir com a elaboração de estratégias
de aprendizagem alinhadas aos novos cenários da Educação Digital em rede que estejam
adequadas e coerentes com as experiências da primeira infância identificadas nesta
pesquisa.
Como citar este Projeto Pós-Doc:
Paolo, A. (2021). Experiências Internacionais na aprendizagem na Aprendizagem da Educação infantil em tempos de pandemia: reflexões com o digital. Pós-Doc EDeL, DEED/LE@D, Ref. UID4372/FCT-FA-PPhD2021-08.