Formação de professores para o digital: metodologias ativas e recursos digitais.

Autor:

Cabrita, Ana Sofia Dias de Oliveira

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2024

A educação e o processo de ensino aprendizagem estão sobre fortes mudanças. A recente pandemia, COVID-19, veio promover o uso das tecnologias digitais em sala de aula. O que foi conseguido foi um passo importante, mas que carece de consolidação e de assimilação por parte dos docentes. A rápida evolução tecnológica e a sua crescente integração nos contextos educativos, fruto do ensino de emergência, exige que os professores adquiram as competências necessárias para integrar as ferramentas digitais e as metodologias ativas no processo de ensino. A necessidade da crescente integração das tecnologias digitais no contexto educativo tem sido um desafio para os professores, havendo necessidade de adquirirem competências essenciais para uma integração das mesmas, visando uma prática pedagógica mais eficaz e relevante. Este trabalho pretende mostrar como a formação de professores pode potenciar o uso das metodologias ativas, associadas às ferramentas digitais, de modo a promover nos alunos, aprendizagens significativas. A investigação proposta visou o desenvolvimento de uma ação de formação, para um grupo de docentes do 1º Ciclo, com vista à integração de metodologias ativas e recursos digitais na sua prática pedagógica, analisando se a mesma teve o desejado impacto. A formação realizada dividiu-se em 4 módulos: metodologias ativas, recursos educacionais abertos (REA), ferramentas digitais e avaliação em contexto online. A mesma teve um funcionamento híbrido, com sessões online e presenciais e decorreu durante os meses de fevereiro e março de 2023, no Agrupamento de Escolas de Alcochete, tendo como público-alvo 29 docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Como citar esta Dissertação:

Cabrita, Ana Sofia Dias de Oliveira (2024). Formação de professores para o digital: metodologias ativas e recursos digitais, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta