Formação em eLearning sobre ambientes digitais: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras

Autor:

Marques, António Jorge Nunes

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2019

O objetivo desta dissertação pretende constituir-se como um contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na sala de aula, alicerça-se num projeto de formação de professores de vários níveis de ensino para o uso de ambientes e ferramentas digitais específicas, como é o caso dos Quadros Interativos Multimédia (QIM) e as Plataformas de Ensino a Distância (EaD). O estudo realizado enquadra-se na temática dos “novos ambientes virtuais de aprendizagem”, e sua relação com a utilização por professores destas ferramentas digitais em contexto de formação em eLearning. De acordo com a literatura da área, apesar de os professores frequentarem ações de formação proporcionadas pelas entidades educacionais, para a promoção da integração das tecnologias digitais e mudança e inovação de práticas pedagógicas, nem sempre essas práticas são de facto alteradas, ou demoram tempo a fazê-lo. A metodologia utilizada consistiu num estudo de caso sobre dois cursos de formação de professores na modalidade de oficina de formação, “Aprender Mais, Integrando as Potencialidades das Plataformas de Ensino à Distância nos Processos de Ensino e Aprendizagem”, ministrado em eLearning em que estiveram envolvidos professores de diversas escolas. Este curso com a duração de 25 horas foi desenhado com recurso à plataforma LMS Moodle. Em termos dos instrumentos de recolha de dados recorreu-se a questionários aplicados aos professores, no início e após as ações de formação e à análise documental dos relatórios dos formadores dos cursos. Em termos globais, os resultados que se obtiveram foram encorajadores, nomeadamente no que diz respeito a alterações nas práticas docentes, na implementação e no alargamento dos ambientes de aprendizagem na sala de aula. Foi possível também, analisar o impacto do uso desta ferramenta na aprendizagem colaborativa e motivação dos alunos, criando competências que serão mais-valias preciosas a médio e longo prazo das suas vidas pessoais e profissionais.

Como citar este trabalho:

Marques, António Jorge Nunes (2019). Formação em eLearning sobre ambientes digitais [Em linha]: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.