Gestão curricular e promoção do sucesso escolar: um estudo de caso
Um dos grandes problemas que se apresentam aos professores quando iniciam uma turma prende-se com a diversidade de níveis que os alunos apresentam e com a necessidade de dar oportunidades a todos para atingirem as metas. Assim mais do que atribuir apoios individuais desarticulados muitas vezes das aulas curriculares importa definir outras estratégias que permitam aos alunos recuperarem o desnível apresentado no início do ciclo para assim atingirem as competências necessárias ao seu processo de ensino/aprendizagem. O projeto agora apresentado resulta de uma tomada de consciência sobre a autonomia e liderança do diretor face a alguns normativos. Assim pretende-se fazer um estudo sobre a gestão e organização do currículo do 7º ano de escolaridade, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Este trabalho pretende caraterizar um projeto de diferenciação curricular desenvolvido numa escola com 3.º ciclo e secundário atendendo ao seu processo de implementação, à satisfação dos alunos, professores e encarregados de educação. Para tal pretendemos compreender os reflexos do projeto e caracterizar a evolução dos resultados académicos dos alunos Em face aos objetivos definidos e atendendo a que se trata de um estudo de caso iremos usar uma metodologia mista que, de acordo com Morais e Neves (2007) tem potencialidades a ser aplicada em diversos contextos, permitindo avançar na área em estudo. Assim dentro desta metodologia fizemos uma recolha de dados através de análise documental, entrevista e inquérito por questionário e correspondente análise de dados qualitativa (análise de conteúdo categorial) e quantitativa (análise estatística). Os resultados do estudo apontam para um projeto que tinha potencialidades, mas dada à pouca motivação e apropriação do projeto por parte dos atores bem como a não monotorização do mesmo de forma clara e sistemática a sua eficácia atingiu um grau muito baixo.
Como citar esta Tese:
Catarino, Maria Isabel (2022). Gestão curricular e promoção do sucesso escolar: um estudo de caso, Tese de Doutoramento de Educação, especialidade Liderança Educacional, Universidade Aberta.