“Library lessons”: uma solução americana para um problema português?
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
Ano:
2023
A biblioteca escolar do século XXI é um espaço multifacetado de aquisição de conhecimentos e ensino de literacias, que deve apoiar a formação do aluno ao longo do seu percurso educativo. No entanto, em Portugal, a atuação desta instituição está ainda aquém do seu potencial, sendo relegada para um papel secundário na escola. Partindo dos princípios orientadores da Rede de Bibliotecas Escolares e dos requisitos exigidos à biblioteca escolar moderna, procurámos uma possível solução para a importância relativa que a biblioteca tem na educação, e encontrámos as “Library lessons” americanas. Este estudo dedica-se, portanto, à análise da realidade das bibliotecas escolares portuguesas e americanas, do fenómeno das “Library lessons” e do impacto que a biblioteca poderá ter no desenvolvimento do aluno ao ser incluída diretamente no currículo, em vez de servir como mero auxiliar deste.
Como citar esta Dissertação:
Alexandre, Sara de Oliveira (2023). “Library lessons”: uma solução americana para um problema português? Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Lisboa: Universidade Aberta.http://hdl.handle.net/10400.2/13720