Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas.

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Liderança Educacional

Ano:

2020

Repensar, renovar, inovar, são termos cada vez mais presentes no discurso de autores, nos desígnios da tutela da educação e nas palavras de ordem da sociedade civil, quando o tema é a melhoria da escola e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Mudança que se acredita possível se sustentada na ação, direta e indireta, das lideranças escolares, da supervisão pedagógica e da inovação na escola. O interesse em conhecer a supervisão pedagógica em prática na escola pública portuguesa, como é que as suas lideranças intermédias (coordenadores de departamento curricular), enquanto supervisores pedagógicos, afetam, ou não, o desenvolvimento da escola e dos seus professores e, ainda, sobre o que existe de inovador nas práticas dessas lideranças, levou-nos à investigação da qual resultou esta tese. O estudo assumiu uma metodologia de natureza qualitativa com design de estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a análise documental, as narrativas escritas e o inquérito, que foi desenvolvido por aplicação de entrevistas semiestruturadas e de entrevista em grupo (focus group). A investigação, realizada num agrupamento de escolas, na área metropolitana do Porto, escolhido por conveniência, revela, principalmente, que a implementação da supervisão pedagógica ainda não se constitui como uma prática efetiva no quotidiano do agrupamento, existindo, porém, observação de aulas pelos pares, embora de forma esporádica e pouco consolidada, sem um referencial que oriente essas observações. Os coordenadores de departamento, apesar de incentivarem as práticas supervisivas, não se envolvem na sua consecução de uma forma deliberada e intensiva.

Como citar esta Tese de Doutoramento:

Santos, Maria da Glória Soares Lopes (2020). Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/9963