Mais que mil palavras: o livro-álbum no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares

Ano:

2024

O presente trabalho de projeto pretende expor e valorizar o livro-álbum como recurso para promoção da leitura e literacia visual em estudantes de 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. Considerando que o sistema educativo é o órgão de excelência que orienta o percurso de aprendizagem dos alunos, convém refletir sobre o modo como podemos acompanhar as exigências visuais e interpretativas destes jovens, com recurso a livros que se constituem como verdadeiros desafios. O projeto em si está orientado para a elaboração de propostas de trabalho diferenciadas com base em livros-álbum contemporâneos, capazes de potenciar a visão criativa e narrativa num contexto de sala de aula e em estreita ligação com o professor bibliotecário e a Biblioteca Escolar. O que se verifica é que após a fase de aprendizagem básica da leitura (no 1.º ciclo), professores e bibliotecários preferem livros que na sua apresentação e estrutura se afastam do chamado livro-álbum ou livro muito ilustrado. Para aferir sobre estes pressupostos face ao livro-álbum, analisaram-se as respostas a questionários dirigidos aos professores de português de 2.º e 3.º ciclo, de modo a perceber quais as conceções sobre os livros-álbum no ensino. São naturalmente abordadas as especificidades destas obras e quais as particularidades na seleção e utilização em contexto escolar, com o intuito de desmistificar o conceito livro-álbum além do universo infantil. Na impossibilidade de colocar em prática o projeto, no tempo disponível para o efeito, pretendeu-se deixar criadas as linhas de aplicação de alguns exemplos para utilização futura em contexto escolar. Assim, são analisadas algumas obras a partir de diferentes relações entre texto e imagem, com perspetivas de utilização em contexto escolar para os diferentes níveis de ensino. Subjacente às suas especificidades, os livros-álbum apresentam caraterísticas subjetivas e interpretativas que tornam a sua análise numa experiência enriquecedora inclusive para o próprio investigador.

Como citar esta Dissertação:

Nunes, Carla (2024). Mais que mil palavras: o livro-álbum no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/16022