Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal.

Tipo:

Pós-Doc

Área científica:

Educação a Distância e eLearning

Ano:

2020

As tecnologias de informação e comunicação tornaram-se parte integrante da sociedade, e
os modos de sua utilização são vitais para nós, cidadãos do século XXI, pois elas fazem
parte de nosso cotidiano de vida, trabalho, social, cultural, educacional.
No que concerne o uso das tecnologias de informação e comunicação na área da educação,
especificamente na formação de tutores para atuarem no universo dos cursos a distância,
estas são consideradas potentes, no processo ensino-aprendizagem nestas formações.
Para o tutor em processo de formação, a integração e criação de cenários apoiados nas
tecnologias de informação e comunicação, fundamentados em estratégias pedagógicas
adequadas podem configurar-se como estratégias/dispositivos inovadoras do ponto de vista
da mediação, da comunicação e da avaliação.
O objetivo do projeto é o de identificar, descrever, avaliar e propor recomendações para o
uso de estratégias pedagógicas inovadoras com uso das tecnologias emergentes
concernentes aos modelos pedagógicos adotados em dois cursos de sistemas de educação a
distância: Curso 1) Curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Estado
do Rio de Janeiro, Brasil e Curso 2) Curso do Departamento de Educação e Ensino a
Distância da Universidade Aberta de Portugal.
A necessidade de determinar quais as metodologias e estratégias pedagógicas mais
adequadas e eficazes na formação dos diferentes agentes educativos (tutores e professores
em especial) para a utilização regular das tecnologias de informação e comunicação
através de estratégias pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem,
como também em diferentes aspetos da vida e da gestão da instituição possibilita novos
modos de ensinar e aprender, ao longo dos processos de formação inicial e contínua.

Como citar este Projeto Pós-Doc:

Costa, Maria Angélica (2020). Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal. Pós- Doc em EDeL, Universidade Aberta, Ref. UID4372/FCT-FA-PPhD2018-01. http://hdl.handle.net/10400.2/11216