Mudança educacional e liderança: criação do curso de ciências biomédicas laboratoriais em Portugal

Autor:

Ferro, Amadeu Borges

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Liderança Educacional

Ano:

2022

No contexto do sistema de acreditação gerido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), surgiu um processo de mudança no que concerne às Licenciaturas em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e Análises Clínicas e Saúde Pública. Desta forma, tornou-se viável, disponibilizar uma nova oferta letiva na Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) que conglutina as duas licenciaturas anteriormente referidas. Seis instituições de ensino superior público submeteram a acreditação ciclos de estudos em CBL e todas obtiveram acreditação junto da A3ES. Este trabalho tem como principal finalidade conhecer e interpretar a criação desses seis cursos, identificando facilitadores, vantagens, heurísticas desenvolvidas pelos líderes e as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Foi seguida uma metodologia de estudo de caso único incorporado, descritivo e ideográfico. Os participantes foram os coordenadores dos ciclos de estudos em CBL das seis instituições já referidas. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e recolha documental. Os dados das entrevistas foram tratados com recurso a análise temática, tendo-se criado diversos mapas de análise que sustentaram a interpretação. Os resultados obtidos foram muito vastos e permitiram sustentar que um dos principais motivos que levou à criação do ciclo de estudos foi a emissão do “1.º Relatório sobre propostas de “agregação/fusão”” pela A3ES, associado ao reconhecimento oficial dos diplomados como legítimos detentores da dupla titulação profissional em ACSP e em APCT. Como principais heurísticas surgiram: a nomeação de comissões multidisciplinares e experientes para criar o ciclo de estudos ou a tomada de decisão por consenso. Pela negativa destacou-se a não utilização de stakeholders externos. Em termos de facilitadores, as estruturas internas (matricial ou departamento por produto) encontram pontos positivos e negativos em várias narrativas dos participantes. Também a facilidade de constituição de recursos docentes ou locais de estágios não foi igual em todas as instituições. A análise SWOT elenca muito mais Forças e Oportunidades do que Fraquezas e Ameaças. Em jeito de balanço final todos os participantes avaliaram, na globalidade, a criação do ciclo de estudos como positiva.

Como citar esta Tese:

Ferro, Amadeu Borges (2022).Mudança educacional e liderança [Em linha]: criação do curso de ciências biomédicas laboratoriais em Portugal, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.