Não escrevemos como falamos!: concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLE
Nos dias de hoje, possuir proficiência em mais do que uma língua estrangeira é um imperativo que configura para qualquer locutor uma vantagem competitiva a nível económico, social, profissional e também cultural. A crescente procura pela aprendizagem de português como língua estrangeira por terras do oriente tem o seu exponente na China, país que tem assistido a um elevado crescimento no número de alunos nos últimos 10 anos. Todavia, este crescimento exponencial nem sempre é acompanhado pelo aumento de professores qualificados para tal docência, o que se reflete no surgimento de algumas dificuldades por parte dos aprendentes, especialmente numa aprendizagem consistente em níveis mais elevados. Um elemento diferenciador aquando da entrada no mercado de trabalho, bem como no acesso a mestrados em Portugal, é a obtenção com sucesso do certificado de nível B2 do exame CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira), de nomenclatura exame DIPLE (Diploma intermédio de Português Língua Estrangeira). Dadas as condições apresentadas, este projeto pretende apresentar algumas soluções que permitam colmatar as dificuldades encontradas na aprendizagem da escrita em níveis mais avançados e ajudar a preparar aprendentes para a obtenção do certificado de proficiência de língua portuguesa. Convocando os princípios metodológicos da Sala de Aula Invertida e do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, conjugados com o ensino online, o presente trabalho propõe-se desenvolver uma sequência didática para aprendizagem da sequência prototípica da carta de reclamação, com foco nas estruturas argumentativas, com o propósito de preparar os aprendentes para a componente escrita da certificação.
Como citar esta Dissertação:
Soares, Liliana Isabel da Cunha (2022). Não escrevemos como falamos!: concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLE, Dissertação em Estudos Portugueses, Lisboa: Universidade Aberta,