O contributo da biblioteca escolar para a leitura em língua estrangeira

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares

Ano:

2023

A Biblioteca Escolar ocupa um lugar fundamental na escola, permitindo o acesso de professores e alunos a diferentes materiais de leitura, sendo inegável o papel central que tem na dinamização da leitura. Neste contexto, e partindo da importância da leitura na aprendizagem de uma língua estrangeira, realizámos um estudo onde se pretendia refletir sobre as relações entre a biblioteca e o desenvolvimento de competências de leitura em língua estrangeira, mais especificamente na disciplina de Inglês. Na componente empírica do trabalho apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas com uma turma de 8.º ano de escolaridade, e através das quais se pretende ilustrar formas de trabalhar de forma articulada com a Biblioteca Escolar. As atividades realizadas centram-se sobretudo na leitura extensiva, quer através da leitura de contos, como de livros-álbum. Apesar dos constrangimentos resultantes da aplicação do projeto durante o período de pandemia, os resultados obtidos foram positivos, tendo os alunos manifestado interesse e motivação para a realização da maior parte das atividades propostas. Através da aplicação de um questionário aos professores de língua estrangeira da escola onde se realizou o estudo, procurou-se perceber também quais as perceções destes relativamente à biblioteca da escola.

Como citar esta Dissertação:

Silva, Sónia Catarina Pereira da (2023). O contributo da biblioteca escolar para a leitura em língua estrangeira. Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15932