O ensino da música mediado por tecnologias nos conservatórios das regiões autónomas portuguesas: antes e depois de março 2020

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Supervisão Pedagógica

Ano:

2024

Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente a COVID-19 de pandemia, o que resultou em muitos países, incluindo Portugal, a adoção de medidas de confinamento generalizado e o encerramento das escolas. Este facto acelerou a adaptação no processo ensino aprendizagem, especialmente nos Conservatórios, e desafiando a supervisão pedagógica e a organização escolar a explorar novos métodos de ensino e aprendizagem. Este estudo teve como objetivo compreender as perspetivas e práticas de professores, alunos e encarregados de educação diante desse desafio. Os objetivos da pesquisa abrangeram a caracterização das perspetivas desses atores tanto antes como durante depois da pandemia, identificação de práticas educativas mediadas por tecnologia e a avaliação das consequências desse processo nos Conservatórios. Além disso, procurou-se obter as perspetivas sobre como os participantes visionavam o futuro do ensino da música mediado por tecnologia. Com vista a atingir esses objetivos, foram selecionados dois Conservatórios localizados nas Regiões Autónomas Portuguesas: o Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD) nos Açores, e o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM) na Madeira. A metodologia aplicada combinou análise documental, entrevistas e questionários, com um total de 237 repostas válidas obtidas da comunidade escolar. Verificou-se que a comunidade dos Conservatórios não estava devidamente preparada para o Ensino Remoto de Emergência (ERE). No entanto, houve um consenso sobre a manutenção das boas práticas educativas durante os períodos de confinamento, evidenciando a resiliência e a adaptabilidade na continuidade do ensino da música.

Como citar esta Dissertação:

Rodrigues, Rui Miguel de Assunção (2024). O ensino da música mediado por tecnologias nos conservatórios das regiões autónomas portuguesas: antes e depois de março 2020, Dissertação de mestrado em Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15762