
O papel da biblioteca escolar na liderança e nos processos de inovação e mudança: estudo de caso em dois agrupamentos do concelho de Vila Franca de Xira
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Administração Gestão Educacional
Ano:
2025
Num contexto global pautado pela imprevisibilidade e pela mudança, a Escola e, em particular, as Bibliotecas Escolares, podem oferecer-se como agentes relevantes. Face a esta pertinência e, no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, este estudo centrou-se na Liderança que as Bibliotecas Escolares podem assumir enquanto estruturas de gestão intermédia e na Mudança e Inovação desenvolvidas. Foram definidos como objetivos específicos: Caraterizar a ação exercida pelo PB/ Coordenador da equipa da Biblioteca Escolar; Conhecer a perceção que a Comunidade Educativa tem sobre a ação exercida pelos responsáveis pela BE, nomeadamente, ao nível da Liderança; Analisar o contributo da Biblioteca Escolar no que concerne aos processos de mudança e inovação desenvolvidos no Agrupamento. A partir de uma abordagem qualitativa de dois Agrupamentos, realizou-se um Estudo de Caso recorrendo à análise documental dos Projetos Educativos, à análise estatística descritiva de questionários mistos aplicados aos Conselhos Gerais e à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas aos Professores Bibliotecários e Diretores. As conclusões indicam-nos que a Liderança exercida pela Biblioteca Escolar sustenta-se na colaboração, na disseminação da ação e das ideias e em deter uma coleção digna. Requer aos PB formação, cultura geral, amplitude mental e intelectual, conhecimento do agrupamento, flexibilidade para gerir múltiplas tarefas e capacidades de interagir e comunicar. Os processos de mudança e inovação recaem nas soluções encontradas para os desafios que surgem, na criação e desenvolvimentos de projetos em articulação com entidades, na participação em projetos promovidos pela RBE/PNL e na colaboração de outros desenvolvidos no agrupamento.
Como citar esta Dissertação:
Antunes, Luísa Maria (2025). O papel da biblioteca escolar na liderança e nos processos de inovação e mudança: estudo de caso em dois agrupamentos do concelho de Vila Franca de Xira, Mestrado em Administração e Gestão Escolar (mAGE), Universidade Aberta, http://hdl.handle.net/10400.2/20146