O que move os alunos para a escola de hoje?: barreiras e motivações

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2025

Esta investigação visa compreender os fatores que influenciam a presença, o envolvimento e a motivação dos alunos no contexto escolar contemporâneo, com especial enfoque nas barreiras que potenciam o abandono e nas dinâmicas que promovem a permanência. Adotando uma metodologia mista, com predominância qualitativa, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas a um conjunto alargado de participantes: alunos dos três ciclos do ensino básico, docentes, técnicos superiores, encarregados de educação e direção pedagógica. A recolha e análise dos dados permitiram uma leitura articulada entre diferentes níveis de responsabilidade educativa. Os resultados revelam a centralidade da motivação intrínseca (Deci & Ryan, 1985, 2000), sustentada pela perceção de autonomia, competência e relação, como motor essencial da implicação dos alunos. Em contrapartida, identificaram-se constrangimentos associados a práticas pedagógicas desmotivadoras, climas escolares negativos e contextos familiares fragilizados, reforçando a influência dos habitus sociais e culturais (Bourdieu, 1986) na trajetória escolar. A análise evidenciou ainda a relevância da agência e da autoeficácia percebida (Bandura, 1986), bem como a importância da experiência escolar como construção de sentido (Dubet, 1994). Este estudo confirma a necessidade de uma abordagem integrada e interativa entre atores escolares e familiares, centrada na escuta, na corresponsabilização e no desenvolvimento de práticas inclusivas e motivadoras. Os dados recolhidos oferecem contributos significativos para o delineamento de políticas educativas orientadas para a prevenção do abandono precoce e a promoção de percursos escolares significativos e resilientes.

Como citar esta Dissertação:

Martins, Aurélio José (2025). O que move os alunos para a escola de hoje?: barreiras e motivações, Mestrado em Administração e Gestão Educacional (mAGE), Universidade Aberta http://hdl.handle.net/10400.2/20241