Os estudos de aula como estratégia de supervisão colaborativa de professores de inglês
Num cenário educativo em reconstrução, de que o alargamento do campo da supervisão pedagógica à formação continuada é parte integrante, os professores não podem continuar a perpetuar o exercício profissional docente de um modo solitário e arredado das potencialidades interativas da sua praxis construída dentro da profissão. Neste sentido, os estudos de aula, um processo de desenvolvimento profissional de professores, emergem como uma estratégia supervisiva formativa, colaborativa e reflexiva centrada na prática letiva em aula. Optamos, deste modo, por uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa com design de estudo de caso de um grupo de professoras de inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, participantes em dois ciclos de estudos de aula. O objetivo do presente estudo é compreender o modo como um processo de supervisão pedagógica horizontal pode, em contexto de formação ao longo da vida, promover o desenvolvimento profissional dos professores de Inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico de um Agrupamento de Escolas da zona centro. Os dados foram recolhidos por observação participante com gravação áudio das sessões de trabalho, das aulas de investigação (research lessons) e da realização de entrevistas. O enquadramento teórico é sustentado por dois grandes eixos: (i) a supervisão pedagógica colaborativa e os estudos de aula; (ii) e o desenvolvimento profissional docente, que integra o trabalho reflexivo num processo progressivo de construção profissional ao longo de toda a vida do professor. Esta investigação visa, assim, contribuir para a compreensão dos contributos da supervisão pedagógica colaborativa assente na desconstrução de três solidões, na co-construção de uma solidariedade e na edificação de práticas de ensino colaborativas e reflexivas entre professores de Inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Os resultados permitem concluir que as professores participantes mudaram a sua conceção de supervisão pedagógica, considerando que, o processo de supervisão colaborativa experimentado com os estudos.
Como citar esta Dissertação:
Ferreira, Carla Alberta de Oliveira (2022). Os estudos de aula como estratégia de supervisão colaborativa de professores de inglês, Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta.