Perceções da Mudança – Estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento
A mudança é um processo que permite às organizações irem ajustando a sua cultura às expectativas tanto exteriores como interiores. Contudo, essa cultura é um constructo social onde os indivíduos da organização reagem opondo-se ou aderindo à mudança. Nesta dinâmica pesam fatores de ordem cognitiva e de ordem afetiva, que são representativos da dimensão individual da mudança. Esta contempla, ainda, uma dimensão estrutural da organização onde a respetiva liderança assume um papel determinante. Com efeito, a liderança não segue um modelo particular e este também pode evoluir em função dos apelos com que a organização se debate. As características da liderança contribuem igualmente para modelar a atmosfera de trabalho, também designada de clima organizacional. Este engloba ainda outros componentes que são percecionados pelos atores organizacionais acabando por condicionar as suas reações às iniciativas de mudança. O presente estudo foi gizado envolvendo docentes de duas escolas de uma mesma organização escolar, tendo o roteiro da investigação procurado compreender se as características socioprofissionais condicionam as perceções dos docentes relativamente à mudança, à liderança e ao clima de escola e analisar a influência das perceções da liderança e das perceções do clima de escola nas reações dos professores à mudança. Para o efeito, delineou-se um estudo de caso exploratório onde se procurou descrever e relacionar as perceções dos professores da organização nas três dimensões acima referidas. Recorreu-se a uma metodologia mista onde as técnicas quantitativas, baseadas na aplicação de um questionário, e as técnicas qualitativas, assentes na realização de entrevistas em grupo focal, possibilitaram a recolha e análise de dados necessários à investigação. Através dos dados recolhidos foi possível identificar os fatores de ordem emocional e os de resistência cognitiva como sendo os mais determinantes das reações dos professores da organização às iniciativas de mudança. Aqueles fatores são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por algumas componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os fatores determinantes das reações à mudança.
Como citar esta Dissertação:
Matos, Fernando Pedro Canas Nunes (2022). Perceções da mudança [Em linha]: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.