Práticas da avaliação formativa no desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso em Cabo Verde.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Supervisão Pedagógica

Ano:

2021

O presente estudo foi feito em Cabo Verde na escola Secundaria Olavo Moniz na Ilha do Sal, durante o ano letivo 2018/2019. Centra-se na avaliação formativa das aprendizagens, nomeadamente no uso de recursos e estratégias deste tipo de avaliação com uma turma do 10º ano nível IV de Inglês do ensino secundário. Tem como objetivo fomentar práticas de avaliação pedagógica centradas na aprendizagem dos alunos. Neste estudo desenvolvemos a implementação do teste em duas fases e o portefólio, no sentido de perceber até que ponto os usos destes instrumentos alternativos de avaliação formativa contribuem para a aprendizagem dos alunos na disciplina de língua inglesa, bem como identificar as suas possíveis limitações. Procurou-se ao longo deste percurso refletir sobre as práticas pedagógicas da professora que, neste caso é também a investigadora. A abordagem ao erro dos alunos nos testes e durante o processo de ensino aprendizagem foi desenvolvida no sentido de o analisar e a partir dele encontrar novas estratégias de ensino e de aprendizagem. Quanto à metodologia deste estudo, realizou-se uma abordagem de natureza qualitativa baseada na investigação-ação. Para a recolha de dados, optou-se pela entrevista de grupo (grupo focal), recolha de opinião dos alunos escrita pelos mesmos depois da elaboração do teste e em cada uma das fases dos testes em duas fases e também depois da elaboração do portefólio. A analise dos dados recolhidos, demonstra que os instrumentos e estratégias de avaliação formativa usados contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos alunos indo ao encontro do que foi registado durante a revisão de literatura. Contribuíram ainda, de certa forma, para aliviar o stress que os momentos de avaliação acarretam e que por vezes prejudicam também o desempenho dos alunos. Verificou-se igualmente que a intervenção realizada permitiu proporcionar situações de aprendizagem e regulação através da exploração do erro por parte do aluno, ajudando-o a encará-lo como algo que contribui para a tarefa de aprender.

Como citar esta Dissertação:

Cidrães, Maria de Fátima Pires (2021). Práticas da avaliação formativa no desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso em Cabo Verde, Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (mSVP), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11400