Projeto ‘Academia Aberta´: plataforma de mobilização para o desenvolvimento de uma educação, ciência e inovação abertas.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Dissertações, Pedagogia do eLearning

Ano:

2020

Vinculado à preocupação em estimular a eficiência e eficácia das práticas de construção, disseminação, divulgação, integração e aplicação científicas pelos investigadores do centro de investigação – Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta, este projeto tem como eixos centrais o estudo das atuais práticas e estratégias de comunicação científica online e a identificação e promoção de ferramentas e comportamentos que potenciem o ideal do movimento de Acesso Aberto e contribuam para a construção de uma educação, ciência e inovação igualmente abertas e enquadradas na realidade digital do século XXI. A necessidade de otimizar o trabalho levado a cabo pelos investigadores, através da observação permanente e da renovação adequada e integrada das suas competências digitais nos seus modelos e práticas de disseminação, divulgação, integração e aplicação científicas, é o eixo de referência de um projeto que propõe a criação de uma infraestrutura digital que integre, suporte, enlace e impulsione vivências de investigação abertas e cidadãs do mundo. No encalço da abertura do espaço da educação, da ciência e da inovação que definem o LE@D, a Academia Aberta enquadra uma proposta integrada no princípio deste laboratório de “promover atividades de disseminação… e de formação avançada” (Universidade Aberta, 2007) que permitam a criação de elos sólidos entre investigadores, investigação e práticas e tornem referencial, no plano nacional e internacional, o trabalho dos investigadores desta unidade de investigação. Aprimorar e estimular a disseminação, divulgação, integração e aplicação científicas significa, simultaneamente, acompanhar os ritmos e dinâmicas ditados pela sociedade da agilização do conhecimento e fortalecer os investigadores, enriquecendo os seus modelos e redes de trabalho, valorizando a sua investigação e distinguindo a sua participação e envolvimento na construção de soluções globais. Este movimento infinito exige uma atenção permanentemente inovadora e renovadora às ferramentas, processos e dinâmicas subjacentes ao espaço do virtual, pelo que a existência de uma plataforma de suporte à fluência digital do investigador pode potenciar a presença e relevância da investigação científica portuguesa no contexto global.

Como citar este Projeto:

Correia, Ana Margarida Vaz (2023). Projeto Academia Aberta: plataforma de mobilização para o desenvolvimento de uma educação, ciência e inovação abertas, Projeto do Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/10532