Projeto da formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em exercício através dos dispositivos móveis: uma experiência em Moçambique.
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Pedagogia do eLearning
Ano:
2023
Este estudo tem como tema “Projeto de Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos em exercício através dos dispositivos móveis: uma experiência em Moçambique” e foi concebido no âmbito do mestrado em Pedagogia do e-learning, tendo como objetivo promover o impacto positivo do uso dos dispositivos móveis na formação dos professores do Ensino Primário e educadores de adultos em exercício, via Educação a distância (EaD). No contexto da concepção deste projecto, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, com características exploratórias, descritivas e interpretativas, aplicando a análise de documentos, o inquérito por questionário e por entrevista e a observação não participante como técnicas de pesquisa e o roteiro da entrevista, o guião do questionário e o mapa ou ficha de observação como instrumentos de recolha dedados. O estudo envolveu a 50 indivíduos das províncias de Tete, Zambézia e Nampula dos quais 38 responderam ao inquérito e a 4 instituições das províncias e cidade de Maputo, tendo permitido concluir que para o melhor atendimento dos formando haverá necessidade da segmentação dos núcleos pedagógicos (NP), provisão do material de estudo e dispositivos de acesso para os intervenientes, realização virtual das práticas pedagógica e estágio supervisionado dos NP do tipo A e a avaliação da aprendizagem deverá apoiar-se do modelo PrACT.
Como citar esta dissertação:
Chissico, P. S. (2023). Projeto da formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em exercício através dos dispositivos móveis: uma experiência em Moçambique, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/14103