Promoção da leitura nas bibliotecas escolares: análise dos resultados do MABE das escolas do concelho do Seixal – 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares

Ano:

2024

A presente dissertação de mestrado insere-se na temática da biblioteca escolar e promoção da leitura e constitui o estudo da promoção da leitura nas bibliotecas escolares das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do concelho do Seixal, no distrito de Setúbal. O estudo é realizado a partir da recolha de evidências resultantes da análise dos questionários aplicados aos alunos e docentes e sobre os relatórios finais dos ciclos de avaliação elaborados pelos professores bibliotecários, no âmbito da aplicação do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. A pesquisa abrange um recorte temporal que vai desde o ano letivo de 2014-2015 a 2020-2021, através da análise específica do domínio B – Leitura e Literacia. Na primeira parte, relativa ao enquadramento teórico, abordámos as questões relacionadas com a biblioteca escolar e a promoção da leitura, sobre a sua evolução e percurso, as iniciativas de promoção da leitura, destacando alguns estudos académicos sobre o tema. Em seguida, debruçámo-nos sobre o modelo de avaliação das bibliotecas escolares, analisando os pressupostos da sua criação, a sua operacionalização e evolução, mais especificamente, sobre a avaliação do domínio B – Leitura e Literacia. Na segunda parte da dissertação, relativa ao estudo empírico, considerámos os aspetos metodológicos, enquadrando a nossa pesquisa num paradigma interpretativo e de investigação descritiva, assente numa metodologia mista de métodos quantitativos e qualitativos, recorrendo a técnicas de análise estatística e de análise de conteúdo, o que nos permitiu chegar a algumas conclusões empíricas relevantes. Assim, no trabalho empírico efetuado, relativamente à apresentação, análise e interpretação dos dados, verifica-se que as bibliotecas escolares do concelho do Seixal se situam no patamar da menção de Bom, acima da média nacional, sendo visíveis a melhoria de resultados, ao longo dos ciclos de avaliação, constatando-se que desenvolvem, claramente, estratégias e atividades de leitura e incrementam o acesso e envolvimento dos alunos em práticas de leitura, em que os professores bibliotecários elegem como prioridade, a consolidação sistemática dos hábitos de leitura.

Como citar esta Dissertação:

Oliveira, Fernando José Cunha de  (2024). Promoção da leitura nas bibliotecas escolares: análise dos resultados do MABE das escolas do concelho do Seixal – 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/16004