Proposta de modelo de REA universal e dinâmico aplicável ao Património mundial da UNESCO em Portugal.

Tipo:

Pós-Doc

Área científica:

Educação a Distância e eLearning

Ano:

2022

A informação digital relativa ao património classificado pela UNESCO em Portugal, por refletir a cultura do país, diz respeito a toda a população portuguesa e deve estar disponível a todos os cidadãos. Para tal, os recursos digitais disponibilizados na web, devem estar adequados às capacidades de cada indivíduo e serem acessíveis às diferentes tecnologias, nomeadamente produtos de apoio. Também por questões de sensibilização e sustentabilidade, é importante que estes recursos, além de informativos, sejam educativos, lúdicos, atualizados, e permitam desenvolver nos cidadãos um sentido de pertença e responsabilidade para com o património nacional. Atualmente, os recursos disponibilizados no Portal diplomático da Comissão Nacional da UNESCO, são meramente informativos e estáticos, não cumprem com os requisitos de acessibilidade para o conteúdo web e encontram-se alojados numa plataforma pouco usável e acessível. Partindo desta problemática, este projeto visa definir um modelo conceptual para a criação de recursos educacionais abertos (REA) universais e dinâmicos, que envolva as dimensões tecnológicas, educacionais, sociais económicas e culturais. Para tal, será necessário encontrar um, conjunto de parâmetros ajustados à natureza do património, aos diferentes perfis dos cidadãos, aos objetivos dos promotores e ao interesse primordial de proteger e preservar o legado cultural. Neste sentido, adotam-se as metodologias Design Science Research (DSR) e Conceptual Research que, num processo de cocriação, nos permite conhecer melhor o problemas e desenhar um modelo conceptual para artefactos digitais. Este modelo permitirá, em projetos futuros, desenvolver e implementar uma plataforma web que disponibilize artefactos de aprendizagem digitais (REA) em contexto de educação não formal, que estejam em conformidade com os princípios do universal design for learning, user-sensitive design, web content accessible guidelines (WCAG) e heurísticas de usabilidade digital, podendo ser escaláveis no tempo, no contexto e na informação, através da integração de ferramentas web colaborativas para atualização do conteúdo e debate entre utilizadores.

Como citar este Projeto Pós-Doc:

Francisco, M. (2022). Proposta de modelo de REA universal e dinâmico aplicável ao Património mundial da UNESCO em Portugal. Pós-Doc em EDeL, DEED/LE@D, Universidade Aberta.