Proposta Educativa de Aprendizagem-Serviço como Atividade Académica de Extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto-SP, Brasil.
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Supervisão Pedagógica
Ano:
2021
A Aprendizagem-Serviço é uma metodologia de ensino e aprendizagem que une teoria e prática em um contexto experiencial, estendendo o aprendizado para além da sala de aula e fomentando ações de responsabilidade cívica. Tem sido aplicada na formação de professores e estudada como ferramenta de aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento de competências integradas ao exercício de cidadania e responsabilidade social dos alunos, professores e instituição, compreendidos como um todo. No atual contexto, a Faculdade de Ribeirão Preto, São Paulo (Brasil), oferece um curso de graduação na área de Educação, mas não apresenta em sua estrutura atividades que a conectem com a comunidade em seu entorno, o que pode implicar uma lacuna em termos de representatividade e responsabilidade social como instituição promotora de conhecimento. Consideremos ainda que o Curso de Pedagogia não apresenta, em sua grade de disciplinas, atividades práticas que possibilitem ao aluno em formação praticar seus conhecimentos teóricos construídos em sala de aula. Combinar objetivos de servir e aprender, com a intenção de proporcionar trocas entre quem recebe o serviço e quem oferece, é a essência da Aprendizagem-serviço, e por isso empenhamos uma investigação qualitativa para apresentar esta metodologia educativa e propô-la como uma disciplina extracurricular no curso de Pedagogia, da Faculdade de Ribeirão Preto. Para verificar se tal proposta seria relevante, realizamos uma sondagem com questionários aplicados a professores, coordenadora, diretor e alunos do último período do curso de Pedagogia. Com efeito, foi possível concluir que, pelo fato de proporcionar o exercício dos conhecimentos de formação a favor da comunidade, agregando novas experiências aos currículos pessoais e profissionais de alunos e professores, a metodologia educativa de Aprendizagem-Serviço, sendo proposta como extensão no curso de Pedagogia, poderá contribuir para que a vivência dos conteúdos teóricos sejam percebidos e refletidos nos espaços cotidianos da sociedade.
Como citar esta Dissertação:
Cenedesi, Renata Trivelato Felício (2021). Proposta educativa de aprendizagem-serviço como atividade acadêmica de extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto-SP, Brasil, Mestrado em Supervisão Pedagógica (mSVP), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/10798