Reabertura escolar em tempo de COVID-19: Práticas inclusivas em escolas no Barlavento Algarvio

Autor:

Alves, Ana Rita Gomes Cardoso

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2022

Um dos maiores desafios do ensino, hoje, nas escolas portuguesas prende-se com a universalidade do mesmo. Educar todos, é, ao mesmo tempo, o estímulo e a dificuldade. O processo de ensino implica responder a necessidades, objetivos e personalidades díspares que encetam variados perfis de funcionalidade, pelo que urge adequar o ensino à individualidade. Desta forma, a educação inclusiva afigura-se como um desígnio para solver este desiderato na medida em que não categoriza alunos antes pelo contrário, pretende dar enquadramento a todos, possibilitando aprendizagens significativas e valorizando as potencialidades individuais. Se em condições regulares, o processo de ensino e aprendizagem se envolve de tamanha complexidade, no contexto de um confinamento geral provocado por uma pandemia global, em que as escolas deixaram de poder cumprir plenamente com todos os seus propósitos, tornou a inclusão um desafio maior que obrigou as lideranças a mobilizar ferramentas, estratégias e recursos para minorar as assimetrias. Neste sentido, o presente estudo pretende contribuir para a manutenção e fortificação da educação inclusiva em situações de calamidade designadamente na atual crise pandémica e, em possíveis, crises futuras. Para o efeito, foi adotada uma metodologia qualitativa recorrendo-se à aplicação de entrevistas semiestruturadas a dois Diretores de Agrupamentos de Escolas de um concelho do Barlavento Algarvio e à análise documental sendo, posteriormente, utilizada a técnica de análise de conteúdo. Dos grandes ajustes realizados para continuar a cumprir com o processo educativo inclusivo, resultou que, apesar das limitações com que os Agrupamentos em estudo se depararam, foi dada continuidade ao processo, ainda que em moldes alternativos. É imperioso reforçar que, não apenas em situações como a originada pela pandemia por COVID-19, mas reiteradamente os processos educativos inclusivos devem ser constituídos por adaptação e readaptação, num contínuo evolutivo em que deverá ser atendida a diversidade e, simultaneamente, a individualidade.

Como citar esta Dissertação:

Alves, Ana Rita Gomes Cardoso (2022). Reabertura escolar em tempo de COVID-19: práticas inclusivas em escolas no Barlavento Algarvio, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.