Relação entre sucesso escolar e estratégias de desenvolvimento curricular na disciplina de português

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Supervisão Pedagógica

Ano:

2024

As operacionalização das estratégias de desenvolvimento curricular têm um impacto direto no sucesso/insucesso dos alunos. Foi analisada a forma como os alunos do sétimo ano de escolaridade, por se tratar do início de um ciclo, de uma escola da periferia da cidade de Coimbra acedem ao currículo no âmbito da disciplina de Português. Posteriormente, procedeu-se à definição de estratégias de desenvolvimento curricular com enfoque no papel dos diferentes atores educativos, sobretudo o professor, que é o mobilizador das diferentes estratégias, no desenvolvimento e avaliação do currículo. Visa aferir-se as estratégias de desenvolvimento curricular que estão a ser implementadas no âmbito da disciplina de Português pelos professores do sétimo ano de escolaridade. Dar-se-á uma atenção especial às estratégias de gestão e desenvolvimento curricular que encontram enquadramento no Decreto-Lei n.º 54/2018 aliado ao Decreto-Lei n.º 55/2028, por serem estas as aplicadas no estudo empírico. Face às estratégias identificadas, serão auscultados os principais intervenientes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do sétimo ano de escolaridade na disciplina de Português, incluindo os próprios alunos (assumidos como protagonistas da globalidade deste processo). Assim, proceder-se-á ao levantamento das perceções dos alunos, dos professores e das lideranças intermédias (coordenadores de departamento e coordenadora da EMAEI). Após a análise dos dados recolhidos e das perceções apuradas, serão apontadas sugestões, com base nas teorias curriculares, para a operacionalização da gestão e desenvolvimento curricular na disciplina de Português do sétimo ano de escolaridade. Portanto, após a definição e análise de um status quo, serão empreendidos esforços no sentido de o melhorar e corrigir, de modo a que as estratégias de gestão e desenvolvimento curricular na disciplina de Português do sétimo ano de escolaridade não sejam a fonte do insucesso escolar no âmbito desta disciplina. Reitera-se o facto de as estratégias referidas incidirem sobretudo nas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018. Existe uma relação estreita entre o sucesso escolar e as estratégias de desenvolvimento curricular operacionalizadas na aula de Português, uma vez que as barreiras que se colocam à aprendizagem de determinados alunos são ultrapassadas, ou seja, o currículo torna-se acessível a todos, alcançando-se a verdadeira inclusão.

Como citar esta Dissertação:

Costa, Sónia Teresa Simões da (2024). Relação entre sucesso escolar e estratégias de desenvolvimento curricular na disciplina de português. Dissertação de mestrado em Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/16223