Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Supervisão Pedagógica

Ano:

2023

Este trabalho de investigação no âmbito do mestrado de Supervisão Pedagógica teve como objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os docentes de Educação Especial. Neste contexto, aceitando o progresso e os novos desafios colocados ao sistema educativo no âmbito da Educação Inclusiva, pretendeu-se desenvolver uma investigação assente no trabalho colaborativo entre os referidos docentes. O mesmo, promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar em prol do desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educativas. Deste modo, conferindo aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. De tal forma, promovem-se multiliteracias fundamentadas na premissa do desenvolvimento de competências essenciais e multidimensionais do século XXI. No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo, tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre pares, recolha de informação utilizando diversos instrumentos, tais como, análise documental e observação direta. Em última estância, com o objetivo de averiguar se o trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e de Educação Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos, na promoção de uma Educação Inclusiva baseada em princípios de igualdade de oportunidades e equidade educativa. Os resultados obtidos no âmago da investigação permitiram-nos, essencialmente, evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos curriculares diferenciados, em abordagem multinível. Constatamos ainda, uma efetiva supervisão pedagógica colaborativa entre os referidos docentes, com repercussão no desenvolvimento das aprendizagens essenciais ou substitutivas, objetivando a consecução do sucesso educativo.

Oliveira, Susana Clara Monteiro (2023). Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13538