Supervisão pedagógica entre pares: uma abordagem colaborativa para a construção de uma cultura de escola transformadora.
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Dissertações, Supervisão Pedagógica
Ano:
2023
A prática pedagógica de cada docente é condicionada pelo seu referencial próprio de crenças, imagens e valores, construídos ao longo da vida. Quando as escolas procuram inovar em Educação e, sobretudo, quando essa inovação é disruptiva relativamente à cultura anterior, os processos de mudança tornam-se particularmente difíceis porque implicam, da parte dos seus principais agentes – os professores – a capacidade e a aceitação para desconstruir analítica e reflexivamente a profissionalidade e reconstruí-la de modo a dar sentido e significado a uma nova cultura, profissional e de escola. Este não pode nem deve ser um processo solitário. Vários autores afirmam que existe na supervisão pedagógica entre pares esse potencial transformador, assente na relação profissional colaborativa entre pares. Através das perceções de professores e lideranças de uma escola privada com um modelo pedagógico próprio, que atravessa um processo de profunda mudança, desenvolveu-se um estudo de caso. Pretendeu averiguar-se de que modo a supervisão pedagógica entre pares contribui para a reconstrução da cultura de escola, no sentido em que mobiliza os docentes para a convergência de crenças e valores que pautam essa nova cultura. Os dados obtidos a partir de entrevistas, documentos da escola, observação e um questionário foram cruzados, analisados e interpretados à luz dos conceitos de cultura de escola, liderança e supervisão pedagógica. Os resultados evidenciam a relevância do estilo de liderança, da aprendizagem colaborativa (não apenas entre docentes da escola, mas também entre escolas), e ainda dos mecanismos de monitorização, revelando que a cultura docente está a mudar, ainda que lentamente, de uma lógica de individualismo para uma de colaboração, com influência determinante na reculturação da escola.
Como citar esta Dissertação:
Ladeiro, Joana Isabel Ramos Rodrigues Moreira (2023). Supervisão pedagógica entre pares : uma abordagem colaborativa para a construção de uma cultura de escola transformadora, Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/14530