Tendências emergentes na certificação da aprendizagem e das competências digitais: estudo de boas práticas

Autor:

Bruno, Maria Luiza

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2022

A constante necessidade de adaptação, proveniente dos avanços tecnológicos que se apresentam a cada dia, obriga a sociedade atual a repensar suas estruturas e estratégias em todos os setores, de maneira rápida e eficaz. Nesse sentido, a educação não pode se furtar de realizar transformações para adequar a este cenário. A educação online vem cada vez tomando mais espaço e protagonismo na sociedade, tornando-se uma ferramenta imprescindível para a aprendizagem. Considerando a aquisição de competências mediadas pela tecnologia e as certificações digitais por meio de Badges, o objetivo desta investigação é realizar um estudo sobre as principais iniciativas da implantação de credenciais digitais já existentes na União Europeia (UE) e, com base nas experiências e resultados obtidos através dessas, propor a adoção de um modelo estrutural para implantação deste tipo de certificação digital na Universidade Aberta de Lisboa (UAb). Para que a adoção dessa certificação seja viável, é fundamental considerar que a descrição das credenciais digitais utilize critérios padronizados e de qualidade reconhecida, que estejam alinhados às políticas e diretrizes da Comissão Europeia. Além disso, a solução proposta deve ter como objetivo a interoperabilidade da credencial junto aos países membros da UE, superando os desafios envolvidos na gestão, verificação e compartilhamento dos Badges.

Como citar esta Dissertação:

Bruno, Maria Luiza Panza (2022). Tendências emergentes na certificação da aprendizagem e das competências digitais: estudo de boas práticas. Dissertação de mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.