Ambientes híbridos em educação a distância : cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede

Autor:

Messias, Inês

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Educação a Distância e eLearning

Ano:

2017

O estudo referido na presente tese enquadra-se no âmbito do programa doutoral na especialidade de Educação a Distância e eLearning (EDeL) da Universidade Aberta, desenvolvida no contexto da linha de investigação em Educação a Distância e Educação em Rede do Laboratório de Educação a Distância e ELearning, LE@D, da Universidade Aberta, projeto de investigação em Educação Online e Web Social. A Educação a Distância tem sofrido grande desenvolvimento desde as primeiras gerações, possuindo hoje uma capacidade de inovação e de integração de novas plataformas e designs pedagógicos. Contudo é frequente atribuir-se-lhe alguma dificuldade em promover níveis de interação e participação dos estudantes que a frequentam. É neste contexto que esta investigação se propõe compreender a relevância do envolvimento do estudante para uma real construção e apropriação do conhecimento em cenários de educação a distância. Assim, partindo da criação de ambientes de aprendizagem híbridos ou mistos, obtidos, neste caso, conjugando ambientes virtuais formais e as suas características (por exemplo, o Learning Management System, Moodle), e complementado com ambientes virtuais informais e as suas características (por exemplo, a rede social Facebook), pretende-se compreender se e como poderá contribuir para um envolvimento do estudante em cursos do ensino superior a distância. Assim, importa antes de mais refletir e testar não só as plataformas onde o estudo será implementado, mas também as ferramentas que irão ser utilizadas para recolher os dados. O estudo pretende analisar o nível de envolvimento do estudante através do grau de interação, a frequência da colaboração e a qualidade das contribuições, quer em Fóruns de Discussão no Moodle, quer Grupos no Facebook. Os resultados desta análise permitirão identificar como estas ferramentas podem ou não influenciar o envolvimento dos estudantes e, consequentemente, o impacto que este tem no processo de construção do conhecimento. Após uma revisão da literatura, centrada nos estudos e na diversidade de ambientes virtuais disponíveis em contexto educacional, e do papel das redes sociais em contexto educacional, será realizada uma contextualização do estudo e descritos os ambientes virtuais (plataformas e as ferramentas) selecionados e o seu quadro teórico. Em termos metodológicos, uma vez que a base do estudo são a interação e o relacionamento entre o sujeito e as plataformas, adotou-se a Activity Theory como quadro teórico para o estudo, o que permitiu criar um planeamento, onde o cruzamento dos dados de ambas as plataformas foi detalhadamente pensado, definindo todos os elementos necessários ao estudo. Assim, foi possível definir o Moodle e o Facebook como as ferramentas a analisar, os participantes foram definidos como os estudantes e docentes envolvidos, as regras a serem aplicadas durante o estudo definiram-se como as normas de utilização das ferramentas, onde a comunidade se definiu como sendo o Ensino Superior a Distância em Portugal, o motivo entende-se como o objetivo do estudo, conhecer a relevância das ferramentas em estudo para o Ensino Superior a Distância, a divisão das tarefas possibilitou definir o papel que cada participante tem no estudo e o resultado entendeu-se como os dados que resultaram da experiência. O estudo apresenta uma natureza mista, uma vez que se procedeu à recolha de dados quantitativos e qualitativos, para ser possível responder às questões do estudo. Entre as ferramentas utilizadas para a recolha de dados quantitativos, para além dos questionários, houve a necessidade de recorrer a ferramentas de Learning Analytics para a recolha dos dados das plataformas em estudo. Utilizou-se o SNAPP para recolher os dados de interação no Moodle e o Netvizz para a recolha de dados nos grupos do Facebook. Este aspeto levou o estudo a enquadrar-se numa metodologia de Análise de Redes Sociais, ou Social Network Analysis. Esta metodologia, permitiu analisar os dados a diferentes níveis, quer relativamente aos intervenientes, quer a nível de grupo, local ou rede, permitindo compreender o padrão de relação entre indivíduos, os seus perfis de utilizadores e como afetam a rede. Para a visualização e análise dos dados, recorreu-se ao Gephi, que permitiu o tratamento dos dados recolhidos em ambas as plataformas e verificar os indicadores das interações em 3 níveis: individual (identificando o grau de centralidade das redes), grupo (identificando os graus de intermedialidade e o grau de coesão) e global (identificando o grau de centralização e o grau de densidade da rede). Foi também possível identificar visualmente os padrões de rede presentes. Para a análise qualitativa, foi necessário estabelecer categorias e subcategorias, para se possível determinar os níveis e dimensões do discurso. Foram tidos em conta diversos modelos para se chegar ao modelo desenhado para este estudo, onde as categorias foram divididas em subcategorias positivas e negativas, e em níveis de grau de envolvimento. Utilizou-se o QDA Miner para a visualização e análise dos dados em detalhe, de forma organizada e metódica. As conclusões apontam para a necessidade de rever o perfil de estudante e docente do Ensino Superior a Distância em Portugal, uma vez que os resultados sugerem uma não conformidade relativamente aos perfis apontados pela literatura atual, que serve de base para a estruturação das ferramentas e design instrucional atualmente utilizado em Portugal. Ainda assim, foi possível estabelecer uma nova proposta de maturação dos perfis e também uma proposta dos que atualmente é possível encontrar no ensino a distância no nosso país. A clara preferência dos perfis mais jovens pela utilização do Facebook como espaço de discussão mostra-se oposto à escolha dos docentes, que na sua maioria continuam a escolher os Fóruns do Moodle. A análise dos dados recolhidos, em ambas as plataformas permitem verificar que não só os níveis de interação são superiores nos Grupos de Facebook, apresentando graus de centralidade baixos e graus de densidade elevados, como qualitativamente os resultados demonstram que é nesta rede social que o debate de ideias, a partilha, e a criação de conhecimento ocorrem. Estes aspetos verificaram-se ser inexistentes nos Fóruns do Moodle analisados, sendo que esta plataforma foi predominantemente utilizada como repositório de documentos. Os resultados obtidos no estudo apontam para a importância da adoção de ferramentas da Web 2.0 como complemento ao Moodle de modo a possibilitar a criação do envolvimento do estudante. É neste contexto que se registou alguma dinâmica e interação nos grupos, tendo ocorrido um elevado grau de envolvimento, a criação e o aprofundamento de conhecimento.

Como citar esta Tese:

Messias, Inês (2017). Ambientes híbridos em educação a distância: cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede. Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.