Referencial de Qualidade para Modelos de Educação a Distância eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique.
O objeto desta proposta de pesquisa é a Educação a Distância e eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique, em termos das suas principais Características, Perfil dos atores educativos, Organização de cursos de Educação a Distância (EaD) e eLearning, Orientações Pedagógicas, Tecnologias de Comunicação, Distribuição e Mediatização dos Conteúdos e as Infraestruturas tecnológicas de Suporte. Tem como propósito diagnosticar o panorama de Educação a Distância (EaD) e eLearning para, seguidamente, sugerir um referencial de qualidade que poderá orientar a conceção, governação, práticas e (auto) avaliação dos programas de educação e formação em EaD e eLearning em Moçambique.
Partiremos, de um saber acumulado fruto da nossa experiência enquanto docentes, investigadores e gestores em EaD, adicionado à revisão sistemática da literatura que aborda esta área epistemológica.
Os resultados desta pesquisa poderão nos proporcionar ferramentas técnico-científicas e capacidade intelectual para ampliar e dinamizar a rede de grupos de investigação a nível nacional sobre esta área de saber. Adicionalmente, vale salientar que não pretendemos que o referencial de qualidade a resultar se constitua em uma “camisa pronta a vestir”, mas antes um contributo para ampliar o campo de debate e reflexão sobre a qualidade de programas de educação e formação em EaD e eLearning. Os indicadores apresentados poderão impulsionar, com alguma qualidade, as ações de diagnóstico, desenho, desenvolvimento, gestão e avaliação da EaD (Dias et al., 2014; Moçambique-UP.CEAD, 2015; Morgado et al., 2020).Peres e Pimenta, 2016; Silva e Falavigna, 2014.
Como citar este Projeto de Pós-Doc:
Tumbo, D. (2021). Referencial de Qualidade para os Modelos de Educação a Distância e eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique, Pós -Doc em EDeL, LE@D, Universidade Aberta. Ref. UID4372/FCT-FA-PPhD2021-01.