PTN/UID4372-LEaD/022016
The @DiC project is a follow-up to the previous @sess.he project (funded by the FCT 2010-2013 with the reference PTDC/CPE-CED/104373/2008).
The application of the emerging PrACT framework has pointed out a deficit in the assessment practices, aggravated by the failure to include the digital in the assessment processes, in addition to the growing need to develop digital literacy, overcoming the passive modes of consumption.
This situation does not promote the practice of sustainable assessment that allows the training and/or development of metacognitive reflection and critique skills necessary for lifelong learning projects and for reflective action in an increasingly digital world.
Based on these assumptions, the @DiC project aims to delve deeper into this issue at the various levels of education and respond to the research objectives set out below.
- Promoting the involvement and autonomy of students at various levels of education in the process of assessing competences.
- Encouraging teacher autonomy in the creation, analysis and evaluation of digital assessment scenarios that promote student involvement.
- Identifying and testing of electronic devices suitable for competence assessment processes from an assessment culture perspective
Investigação que tem vindo a ser desenvolvida, na sequência dos resultados do anterior Projeto @sess.he (financiado pela FCT 2010-2013 Referência PTDC/CPE-CED/104373/2008) e da aplicação do Modelo PrACT dele emergente, tem apontado para um deficit nas práticas de avaliação, agravado pela não inclusão do digital nos processos avaliativos, à margem da necessidade crescente de desenvolver a literacia digital, ultrapassando modos passivos de consumo. Esta situação não promove a prática de uma avaliação sustentável que permita a formação e/o desenvolvimento das competências de reflexão metacognitiva e de crítica fundamentada, necessárias a projetos de aprendizagem aos longo da vida e de atuação refletida num mundo cada vez mais digital. Com base nestes pressupostos, o projeto @DiC propõe-se aprofundar esta problemática nos vários graus de ensino e responder aos objetivos de investigação a seguir enunciados.
Potenciar o envolvimento e a autonomia dos estudantes de vários níveis de ensino nos processos de avaliação de competências.
Fomentar a autonomia dos professores na criação, análise e avaliação de cenários de avaliação digital que promovam o envolvimento dos estudantes.
Identificar e ensaiar dispositivos eletrónicos adequados aos processos de avaliação de competências numa perspetiva da cultura da avaliação.
Prevê-se:
- A criação de modelos de desenho de avaliação digital de competências envolvendo os estudantes, tendo em conta o grau de ensino a que respeita.
- A criação de uma taxonomia de dispositivos digitais adequados à cultura da avaliação.
- A publicação de um ebook de boas práticas no campo da avaliação digital.
- A publicação de diversos artigos.
A referência do projeto é PTN/UID4372-LEaD/022016.