Projeto @DIC – Avaliação Digital de Competências.

O projeto @DIC – Avaliação Digital de Competências está integrado no LE@D e tem como referência, PTN/UID4372-LEaD/022016.

Investigação que tem vindo a ser desenvolvida, na sequência dos resultados do anterior Projeto @sess.he (financiado pela FCT 2010-2013 Referência PTDC/CPE-CED/104373/2008) e da aplicação do Modelo PrACT dele emergente, tem apontado para um deficit nas práticas de avaliação, agravado pela não inclusão do digital nos processos avaliativos, à margem da necessidade crescente de desenvolver a literacia digital, ultrapassando modos passivos de consumo. Esta situação não promove a prática de uma avaliação sustentável que permita a formação e/o desenvolvimento das competências de reflexão metacognitiva e de crítica fundamentada, necessárias a projetos de aprendizagem aos longo da vida e de atuação refletida num mundo cada vez mais digital. Com base nestes pressupostos, o projeto @DiC propõe-se aprofundar esta problemática nos vários graus de ensino e responder aos objetivos de investigação a seguir enunciados.

Potenciar o envolvimento e a autonomia dos estudantes de vários níveis de ensino nos processos de avaliação de competências.
Fomentar a autonomia dos professores na criação, análise e avaliação de cenários de avaliação digital que promovam o envolvimento dos estudantes.
Identificar e ensaiar dispositivos eletrónicos adequados aos processos de avaliação de competências numa perspetiva da cultura da avaliação.
Prevê-se:

  1. A criação de modelos de desenho de avaliação digital de competências envolvendo os estudantes, tendo em conta o grau de ensino a que respeita.
  2. A criação de uma taxonomia de dispositivos digitais adequados à cultura da avaliação.
  3. A publicação de um ebook de boas práticas no campo da avaliação digital.
  4. A publicação de diversos artigos.

A referência do projeto é PTN/UID4372-LEaD/022016.