Projeto Avaliação e eLearning no Ensino Superior – @ssess.he (PTDC/CPE-CED/104373/2008)
O projeto, integrado no LE@D, visou estudar as estratégias de avaliação digital, adequadas e válidas aos ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino Superior, contribuindo para a clarificação de processos e visando a definição de indicadores que garantam a sua autenticidade e validade na avaliação de competências em contextos de elearning.
Teve origem em investigações realizadas por investigadores do LE@D sobre as competências em avaliação contínua online em cursos de licenciatura e sobre a avaliação do trabalho de grupo em cursos online de pós-graduação, estudos conduzidos em 2007 e 2008.
A partir destas investigações, foi delineado um projeto sobre avaliação digital, mas alargando o âmbito a cursos blended-learning ou em regime presencial enriquecido com as tecnologias. Especificamente, nesta fase, o projeto focou-se no estudo das estratégias de avaliação digital, adequadas e válidas aos ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino Superior, contribuindo para a clarificação de processos e visando a definição de indicadores que garantam a sua autenticidade e validade na avaliação de competências em contextos de elearning – eLearning e Avaliação no Ensino Superior – Projeto assess.he. Este projeto foi financiado pela FCT e decorreu entre 2010 e 2013 (PTDC/CPE-CED/104373/2008), tendo algumas atividades sido prolongadas até 2016.
No âmbito deste projeto, foi feita uma revisão abrangente da literatura, a qual articulada com dados de investigação, foi objeto de uma profunda reflexão, tendo-se delineado uma matriz concetual que deu origem ao modelo PrACT.