Comunicações

  • Souza, E. & Amante, L. (2024). Avaliação Digital de Competências: desafios para a adoção de uma nova cultura de avaliação no Ensino Superior a distância. Challenges 24, realizado na Universidade do Minho, nos dias 9 e 10 de maio de 2024.
  • Moreira Teixeira, A., Amante, L., Souza, E., do Carmo Teixeira Pinto, M., & Paz, J. (2023). Transforming the Culture and Innovating the Practices of Digital Assessment: How MOOCs Can Scale Up the Impact, EDEN Conference.
  • Amante, L. (2023). Educação Pós Digital e Avaliação Autêntica. 3rd International Conference“Innovation and Technology in Language Teaching” (iTel 2023). Grupo de pesquisa El@n (Online Language Teaching) – LE@D e Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, Lisboa, 7 de novembro de 2023.
  • Amante, L. (2023). Looking at Assessment for Learning through the lenses of PrACT Model. Peer Learning Activity sobre “Assessing learners’ competences: policies and practices to support successful and inclusive education”, Working Group Schools, da Comissão Europeia. DGAE, e DGE, Ministério da Educação, Lisboa, 24 de maio de 2023.
  • Amante, L. (2023). Nueva cultura de la evaluación: Contribuciones a la evaluación abierta del aprendizaje. PROF XXI Global Symposium, Fundação Oriente, Lisboa, 18 de abril, 2023.
  • Amante, L. (2023). Avaliação da Aprendizagem em Contextos Digitais. Mesa redonda, Congresso UFBA 2023, Salvador da Bahia, 14 a 17 de março, 2023.
  • Cordeiro M. Amante, L. (2023). Perceções e práticas de feedback em Física e Química: estudo de caso num agrupamento de escolas. MEETUP23 – II Encontro de Investigadores do LE@D – Educação e Ciência, Lisboa, 26 e 27 de maio. (Prémio melhor Comunicação MEETUP 23.
  • Oliveira, R. (2023). O portefólio digital: um link alternativo para tarefas autênticas. XXII Encontro das TIC na Educação – “O papel dos professores na construção do conhecimento”. Leiria, 14/Julho/2023. https://eventos.ccems.pt/2023/praticas.
  • Oliveira, I. (2023). Tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens escolares – Jornadas Infanta D. Maria – Motivação, Aprendizagem e Avaliação formativa, Coimbra, 13 setembro 2023.
  • Santos, G. Amante, L. (2023). Uma avaliação para as aprendizagens. VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação – X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Instituto de Educação da Univ. de Lisboa, 6 de fevereiro de 2023.
  • Oliveira, I; Pereira, A.; Amante, L.  (2022). Desenvolvendo a avaliação digital de competências com professores do Ensino Básico e Secundário .  in Marques, C.G., Nata, A., Rodrigues, A., Aires, M.L., Cravino, J. (2022). Do Ensino de Emergência à Transformação Digital. Livro de Comunicações e Posters do eLIES2022, LE@D, Universidade Aberta, https://doi.org/10.34627/leadt.2022.3.
  • Amante, L. Pereira, A. (2021) Um Recurso Pedagógico Aberto para apoio à Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário, Edusummit 2021 – 1, 2 e 3 de outubro (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), Federação Nacional da Educação (FNE) e Universidade Aberta) https://www.edusummit.pt/
  • Amante, L. (2021) Avaliação Digital para promover a Aprendizagem: Sustentabilidade e Participação, VII SENID Seminário Internacional de Cultura Digital, Universidade de Passo Fundo, Brasil, 26 a 28 de maio de 2021.
  • Relvas M.J.C., Pinto, M.C.T., Oliveira, I., Pereira, A. (2020). Online Peer Assessment in a First Cycle University Degree – Which Challenges? EDEN Research Workshop, Lisbon, 21-23 October, 2020.
  • Rocha, A. P., Oliveira, I., Casanova, P., Amante, L. Oliveira, I. (2020). Formative assessment a research based on a teachers training course in a blearning environment . EDEN Research Workshop, 141-150. Lisbon, 21-23 October.
  • Souza, E.; Amante, L. (2020) Transparency in the Assessment of Competences process in Online Vocational Courses. In: Iceri 2020 – 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2020, Sevilha. 9th-10th November 2020.
  • Amante, L. (2020) Avaliação da Aprendizagem, contextos Digitais e Ensino Superior. Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) III encontro da Licenciatura em Educação a Distância e I Encontro Internacional de Educação Online, 1 e 2 de outubro de 2020
  • Rocha, A. P., Oliveira, I., Casanova, P., Amante, L. (2017). Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3.º ciclo e secundário. Challenges 2017. Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga: Universidade do Minho.