O modelo PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência, Transparência) equaciona a avaliação de competências em contextos de elearning, formais ou informais. Tem por fundamentos a cultura da avaliação, o conceito de competência, a edumetria e a mediação das tecnologias.

Traduz uma matriz conceptual para sustentar um modelo alternativo de avaliação digital, com base em quatro dimensões: autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade.

Estas dimensões permitem caracterizar os traços determinantes das estratégias de avaliação digital a desenvolver, sendo também essenciais para a qualidade da avaliação no processo educativo, sendo cada uma delas  caracterizada  por um conjunto de parâmetros. É importante referir que estas dimensões estão articuladas, representando diversos graus de influência recíproca, sendo que a alteração de um parâmetro numa delas pode afetar outra ou outras: a praticabilidade, por exemplo, frequentemente negligenciada, pode ter uma influência decisiva no nível de implementação das restantes dimensões.