Atividades

As investigadoras Elisabeth Sousa e Lúcia Amante apresentaram a comunicação “Avaliação Digital de Competências: desafios para a adoção de uma nova cultura de avaliação no Ensino Superior a distância, no Congresso Challenges 24, realizado na Universidade do Minho, nos dias 9 e 10 de maio de 2024.

As investigadoras Lúcia Amante e Isolina Oliveira apresentaram o ebook A Prática em Avaliação Digital de Competências, editado pelo LE@D, no Challenges 24, realizado na Universidade do Minho, nos dias 9 e 10 de maio de 2024.

A problemática da Avaliação Autêntica foi objeto de apresentação e discussão promovidas pela investigadora Lúcia Amante num encontro com Grupos de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia em 9 de março de 2023.

Desenvolvido um programa/missão de formação na Universidade Federal da Bahia (1 a 15 de março de 2023. O programa, Avaliação digital das aprendizagens numa perspetiva educacionaltransformadora, foi proposto pelo Programa de Pós Graduação em Educação, da Faculdade de Educação e integrado no Tema 8 do Projeto UFBA CAPES-PrInt: Educação, sujeitos e ambientes na perspectiva de inovação transformadora.

Workshop de capacitação do Projeto Skills4Future: Innovative Practices – Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior (Unidade de EaD do Politécnico de Leiria) – formato virtual. 03 de março de 2023.

Investigadoras do projeto participaram no Grupo de Trabalho Projeto Reforço Avaliação Digital, da Universidade Aberta, sobre a atualização do sistema de avaliação da UAb. Neste âmbito, após estudo técnico e pedagógico, conceberam e propuseram o Plano de Avaliação Contínua da Unidade Curricular (PAC UC).

A equipa do Projeto @DIC desenhou um recurso pedagógico aberto – REP@ no qual disponibiliza propostas de soluções que permitem aos professores dos ensinos Básico e Secundário levar a bom termo a sua prática pedagógica recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação. Este recurso está disponível na íntegra no site da UAberta , no espaço das Aulas Abertas.

Workshop Supervisão colaborativa – Práticas de avaliação digital no âmbito do projeto Política de Supervisão Pedagógica em desenvolvimento no agrupamento de Escolas de Sever
do Vouga, 8 de novembro.

A investigadora Lúcia Amante dinamizou uma workshop sobre a Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem no Ensino Superior nas Jornadas de Inovação Pedagógica organizadas pelo ISPA, Instituto Universitário em 28 de outubro de 2019.

Investigadores do projeto dinamizaram uma workshop sobre o Modelo PrCT, no I Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior, realizado na Universidade do Minho em fevereiro de 2019.