Livros

Oliveira, I., Pereira, A., Amante, L., Oliveira, R. (Eds.) (2022). A Prática em Avaliação Digital de Competências, LE@D, Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/leadw.2022.4.

Amante, L., Oliveira, I. (2019). Avaliação e feedback : desafios atuais. Lisboa: Universidade Aberta.

Torres, P., Amante, L., Cardoso, T. & Teixeira, A. (2019) (Orgs). Diálogos Luso-Brasileiros sobre Educação a Distância e eLearning, LE@D, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/9989.

Capítulos de Livro

Pereira, A., Oliveira, I. (2022). A avaliação digital de competências: elementos para uma estratégia, In: Oliveira, I., Pereira, A., Amante, L., Oliveira, R. (Eds.). A Prática em Avaliação Digital de Competências, pp. 8-20, LE@D, Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/leadw.2022.4

Amante, L.; Pinto, M.C; Oliveira, I; Casa Nova D. (2022) Moodle Test Activity Pilot project. In Rossade, K. D., Janssen, J., Wood, C., & Ubachs, G. (Orgs). Designing Online Assessment – Solutions that are Rigorous, Trusted, Flexible and Scalable. Maastricht, The Netherlands: EADTU. ISBN/EAN: 978-90-79730-44-5 encurtador.com.br/qvG37.

Monteiro V. (2022) Trabalho interdisciplinar sobre a qualidade do ar em sines: uma experiência no confinamento. In (Oliveira, I., Pereira, A., Amante, L., Oliveira, R. (Eds.), A Prática em Avaliação Digital de Competências, pp. 158-173, LE@D, Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/leadw.2022.4

Amante, L., Oliveira, I. & Gomes, M.J. (2019). E-Assessment in Portuguese Higher Education: Framework and Perceptions of Teachers and Students. Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education, 312 – 333, IGI Global, Doi: 10.4018/978-1-5225-5936-8.ch013

Souza, E. & Amante, L. (2019). A Transparência no Processo de Avaliação de Competências em Cursos Técnicos On-line: um estudo de caso. In Diálogos Luso-Brasileiros Educação a Distância e Elearning: Textos selecionados do V Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, pp. 111-135. LE@D, Universidade Aberta.

Oliveira, A.; Oliveira, I., & Amante, L. (2019). Um estudo sobre a Formação de Professores no Modelo Blearning para a adopção de um Avaliação Alternativa Digital. In P. L. Torres; L. Amante (Orgs.), Educação e Tecnologias Web: Contributos de pesquisa Luso Brasileiros. (pp. 157-185). Editora Appris, Curitiba.

Amante, L., Oliveira, I. & Gomes, M.J. (2019). E-Assessment in Portuguese Higher Education: Framework and Perceptions of Teachers and Students. Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education, 312.333.

Oliveira, I; Amante, L. (2016) Nova Cultura de Avaliação: Contexto e fundamentos. In L. Amante; I. Oliveira (Coord.) Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas. E-book, LE@D, Universidade Aberta, Lisboa (41-53).

Artigos em Revistas

Loureiro, P. & Gomes, M.J. (2023). Online Peer Assessment for Learning: Findings from Higher Education Students. Education Sciences, v. 13, n. 3, 253. MDPI AG.
http://dx.doi.org/10.3390/educsci13030253

Amante, L., Pereira, A.(2022). Desenvolvimento de um recurso Pedagógico Aberto para Apoio à Avaliação no Ensino Básico e Secundário. Nova ÁgoraCadernos da Formação, nº 7. Nova ÁGORA, CFAE: Coimbra.

Pereira, A., Amante, L. (2022). Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto, Revista Em Rede, Vol 9, nº1, 1-12. http://hdl.handle.net/10400.2/13445.

Oliveira, I., Pereira, A. (2021). Avaliação digital autêntica: questões e desafios. RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning. vol. 4, nº 2, p. 22-40. https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40

Nicola, R. M S.; Amante, L. (2021). Rubricas: Avaliação de Desempenho Orientada às Competências na Educação Superior, Estudos em Avaliação Educacional, 32 , 1-20, https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582.

Souza, E., Amante, L. (2021). A autoavaliação e a avaliação entre pares: Estudo piloto numa Unidade Curricular do 2º Ciclo do ensino superior em Portugal, RE@D- Revista de Educação a Distância e eLearning, Vol 4, nº 2, https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp97-115.

Nicola, R. M S.; Amante, L. (2021) Rubricas: Avaliação de Desempenho Orientada às Competências na Educação Superior, Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, Núm. 32 (1-20) https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582

Ferrarini, R.; Amante, L. Torres, P. L. (2019). Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático. In Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, nº 43.PPGE/UNESA. Rio de Janeiro.

Amante, L,, Oliveira, I., Pereira, A. (2017). Cultura da avaliação e contextos digitais de aprendizagem : o modelo PrACT. ReDOC: Revista Docência e Cibercultura, Vol. 1, nº 1,. 135-150. http://hdl.handle.net/10400.2/7266.

Atas de Conferências

Moreira Teixeira, A., Amante, L., Souza, E., do Carmo Teixeira Pinto, M., & Paz, J. (2023). Transforming the Culture and Innovating the Practices of Digital Assessment: How MOOCs Can Scale Up the Impact, Ubiquity Proceedings, 3(1): 304-310. https://doi.org/10.5334/uproc.101.

Amante, L.; Pereira, A.; Oliveira, I.; Pinto, M..C.; Souza, E.; Relvas, M.J. (2022) Projeto ADiC – Avaliação Digital de Competências. In: Investigação e Inovação no LE@D: Atores e Projetos em 2021-2022. Morgado, L., Aires, M. L., Seabra, F., Paz, J., Rocha, A. (Org.), LE@D, Universidade Aberta.

Pereira, A. Amante, L. (2021) Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário: Recurso Pedagógico Aberto In Bento Silva; Leandro S. Almeida; Alfonso Barca; Manuel Peralbo; Regina Alves (Orgs.) Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho; Instituto de Educação; Centro de Investigação em Educação; Asociación Ciêntífica Internacional de Psicopedagogia ( 3115-3127) https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf

Rocha, A.P; Casanova, M. Amante, L. Oliveira, I. (2020) Formative Assessment. A Research based on a teachers’ training course in a BLearning Environment. In Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for research into digital, open, distance & networked education. European Distance and E-Learning Network (EDEN) Proceedings 2020 Research Workshop | Lisbon, 21-23 October, 2020 ISSN 2707-2819 doi: 10.38069/edenconf-2020-rw0017

Relvas M.J.C., Pinto, M.C.T., Oliveira, I., Pereira, A. (2020). Online Peer Assessment in a First Cycle University Degree – Which Challenges? Proceedings EDEN Research Workshop, 141-150. Lisbon, 21-23 October, 2020. https://doi.org/10.38069/edenconf-2020-rw-0016.

Batista de Souza, E. & Amante, L. (2020). Transparency in the Assessment of Competences process in Online Technical vocational Courses, ICERI2020 Proceedings, pp. 675-683.

Souza, E. & Amante, L. (2019). Avaliação Alternativa Digital: o Modelo PrACT aplicado à Educação Profissional. In A. J. Osório, M. J. Gomes, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges (1ª ed., pp. 1097-1112). Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência.

Amante, L.; Oliveira, I.; Pereira, A., & Souza, E. (2019). “Modelo PrACT: Fundamentos e Práticas de Avaliação Alternativa Digital (Workshop)”. In Atas do Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior, Universidade do Minho, Braga, 7 a 8 de fevereiro de 2019 (pp 231-232).

Souza, E, & Amante, L. (2018). “Avaliação de Competências em Cursos Técnicos Online: estudo de caso em um curso de habilitação profissional técnica de nível médio em administração”. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais. Curitiba (PR) PUCPR, 2018

Rocha, A. P., Oliveira, I., Casanova, P., Amante, L. (2017). Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3.º ciclo e secundário. AtasChallenges 2017. Conferência Internacional de TIC na Educação, 1355-1369. Braga: Universidade do Minho.

Casanova, M. P., Rocha, A. P., Amante, L., Oliveira, I. (2017).A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola. Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação, Maio de 2017. Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga.