Da Ciência à Competência

As atividades e meios de produção automatizam-se cada vez mais, com novos tipos de robôs, recursos da Internet, Inteligência Artificial e Linguagem Computacional.

Esta revolução dos meios tecnológicos e digitais influencia o conhecimento, a formação, as formas de relacionamento, trabalho e gestão do tempo/espaço, exigindo novas abordagens na preparação dos(as) jovens para a vida.

À Escola são exigidas estratégias que desenvolvam novas competências aos seus alunos(as) para que possam fazer uso competente e crítico das novas tecnologias; desenvolvam espírito colaborativo; sejam recetivos à mudança, à formação formal e autoformação permanente, preparando-os para uma vida ativa muito diferente da que hoje experienciamos.

A nossa proposta de CCVnE apresenta-se como um vetor de ação estratégica para o desenvolvimento das diferentes áreas de competência científica, técnica e tecnológica, consignadas no Perfil dos Alunos

Este projeto visa, fundamentalmente, a promoção da curiosidade; do desenvolvimento  de uma cultura científica, técnica, tecnológica e digital sistemáticas; a melhoria da autonomia e do desempenho dos alunos(as), em situações práticas de ensino;  o contacto com investigadores(as), Instituições do Ensino Superior, Clubes Ciência Viva na Escola e outras realidades diferentes das escolas do agrupamento; o trabalho colaborativo entre pares, em que os alunos(as) mais velhos(as) sejam veículos de transmissão da literacia científica junto dos(as) mais novos(as); desenvolver uma consciência cívica ambiental e propor algumas intervenções – individuais, coletivas, científicas e tecnológicas – para a melhoria do ambiente e sustentabilidade do Planeta.

Ciência Viva Aviso N.º 01/C06-i04.02/2021

Projeto de investimento n.º 770

Período de atividade de 2022 a 2025