Cocriação de Recursos Educacionais Abertos
As atividades e meios de produção automatizam-se cada vez mais com recursos digitais, da Internet, com o recurso à Internet das Coisas e à sua potenciação pela Inteligência Artificial.
Esta revolução dos meios tecnológicos e digitais influencia a forma como se transmite e se adquire a informação e como ela se transforma em conhecimento, interferindo, na formação, nas formas de relacionamento, no trabalho e gestão do tempo e do espaço (nem sempre físico), exigindo novas abordagens na preparação dos jovens para uma cidadania ativa.
À Escola são exigidas estratégias que desenvolvam novas competências nos seus alunos para que possam fazer uso competente e crítico das novas tecnologias, para que desenvolvam o espírito colaborativo e para que sejam recetivos à mudança, à formação formal e à autoformação permanente, preparando-os para uma vida ativa que ainda desconhecemos, mas que já se mostra como sendo radicalmente diferente da atual.
Esta proposta de CCVnE é um vetor de ação estratégica para o desenvolvimento das diferentes áreas de competência científica, técnica e tecnológica, consignadas no Perfil dos Alunos, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Insere-se no âmbito do Projeto Educativo, que integra três grandes áreas de intervenção: Sucesso Educativo / Articulação Curricular/ Relação Escola – Família – Comunidade, procurando promover as aprendizagens dos(as) alunos(as) em todas as suas dimensões, envolvendo todos os departamentos disciplinares e a restante comunidade na vida da escola.
Pretende-se criar um makerspace implementando uma abordagem de colaboração e de coconstrução (entre alunos e com o apoio ou orientação de professores) onde uma ação mais prática possa promover conhecimentos teóricos, contextualizados e significativos e seja âncora de diversas ações que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagens diversas no domínio das várias áreas disciplinas. Far-se-á também a ligação a outros projetos existentes no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, como o PADDE, “Fazer e Aprender no Digital” e uma articulação estreita com a Biblioteca Escolar de forma a contribuir para a sua execução e divulgação.
Este projeto visa o desenvolvimento de uma cultura de literacia digital técnica, pedagógica e também ética (uma vez que os princípios da criação e da partilha assentam numa dimensão de “comuns” que apela ao uso de boas práticas e de uma responsabilidade partilhada entre todos na comunidade); visa a melhoria da autonomia e do desempenho dos alunos, em situações práticas de ensino; visa o contacto com investigadores, Instituições do Ensino Superior, Clubes Ciência Viva na Escola e outras realidades diferentes das escolas do agrupamento; o trabalho colaborativo entre pares, em que os alunos mais velhos sejam veículos de transmissão da literacia científica junto dos mais novos; desenvolver uma consciência de cidadania ativa e propor intervenções essencialmente de caráter coletivo que visam, ainda, a melhoria do ambiente e sustentabilidade do Planeta pela diminuição do uso de recursos físicos, assentando numa dimensão específica de transição para a EaD (híbrida).
Ciência Viva Aviso N.º 01/C06-i04.02/2021
Projeto de investimento n.º 780
Período de atividade de 2022 a 2025