Nos dias 21 e 22 de setembro de 2023 teve lugar em Madrid, na Escuela Técnica Superior de Ingeniería Informática da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), uma reunião dos parceiros do projeto INCLUSIVE MEMORY: Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Trata-se de um projeto transnacional e multilingue coordenado pela Universita Degli Studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), no qual participa a Zètema Progetto Cultura s.r.l.(Itália), a Universidade Aberta (Portugal), a Háskóli Íslands (Islândia), a Inter Alia (Grécia), o Institut Català de la Salut e a UNED (Espanha), que tem como objetivo promover a construção de uma memoria social comum partilhada concretizada através de um sistema de inclusão social baseado na conjugação entre Arte/Saúde/Bem-Estar.

A ideia central do projeto decorre dos potenciais benefícios da cooperação entre instituições de saúde e de assistência social, museus e universidades como uma parceria estratégica para promover a educação inclusiva nos museus. Neste sentido, o projeto INCLUSIVE MEMORY está a desenvolver uma série de produtos destinados a tornar os museus mais inclusivos e digitais, sendo os visitantes convocadas a utilizar tecnologias inovadoras acessíveis a todos.

Todos os produtos podem ser descarregados, gratuitamente, em: https://piattaformaintellect.it/portale/index.php/inclusive_memory/

Na reunião que teve lugar em Madrid, os parceiros do projeto validaram os conteúdos e a estrutura do curso-piloto “Museu Inclusivo para a Promoção da Saúde e do Bem-Estar” e discutiram o seu lançamento, que deverá ocorrer nos próximos meses. O curso tem como objetivo apoiar a conceção, a implementação, o acompanhamento e a avaliação de atividades e ações totalmente acessíveis em museus que promovam o bem-estar e a integração social de grupos com diferentes tipos de incapacidade.