De 2 a 3 de fevereiro, teve lugar, na Universidade Aberta (UAb), uma reunião do Projeto HYBOT.

O projeto HYBOT – “Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots” – tem uma duração de três anos e visa explorar o potencial do ensino híbrido por meio do uso de chatbots – assistentes virtuais inteligentes. Embora os chatbots já estejam sendo utilizados em diversos setores para fins de entretenimento ou informação, sua utilização na educação ainda não foi plenamente explorada. O objetivo principal do projeto HYBOT é desenvolver conhecimentos especializados e competências pedagógicas nos professores universitários, a fim de permitir que concebam e implementem cenários híbridos de aprendizagem e ensino suportados por chatbots. Durante o projeto, os professores interessados poderão adquirir conhecimentos e competências para criar seus próprios cenários híbridos e chatbots, testando-os com seus alunos.

Projeto HYBOT

O projeto irá produzir uma série de ferramentas de apoio, incluindo um programa de formação totalmente a distância que permita o desenvolvimento de chatbots para cenários híbridos, um manual que contem exemplos de boas práticas de ensino híbrido na Europa e no mundo, e uma “Comunidade de Prática” transnacional para a partilha de conhecimentos e experiências. O principal objetivo do projeto é contribuir para a modernização dos ambientes de aprendizagem nas universidades e aumentar o alcance das oportunidades de aprendizagem, particularmente em tempos pós-pandémicos. O desenvolvimento de um conceito robusto de ensino híbrido baseado em chatbots, requer conhecimentos especializados e competências pedagógicas; tudo isto será construído durante o projeto HYBOT. A equipa do projeto HYBOT da UAb é composta pelos investigadores do LE@D: Diogo Casa Nova, Daniela Barros, Isabel Huet e Vítor Rocio. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em https://hybot.eu/.