Práticas pedagógicas em contextos específicos.

No contexto de Educação para todos, pretende-se identificar práticas pedagógicas inclusivas e diferenciadas adotadas por diversos profissionais, em cenários de educação formal e/ou não formal e em contextos nacionais ou internacionais, com recurso a tecnologias multimédia e que inclua, preferencialmente, depoimentos de todos os atores envolvidos (professor/formador, estudante/formando, encarregado de educação/cuidador, outros).

Espera-se identificar um conjunto de práticas pedagógicas inclusivas, diferenciadas, inovadoras com ou sem recurso a tecnologias multimédia, que podem ser transferíveis e aplicadas a outros casos similares e a outros contextos educacionais formais ou não formais.   A identificação, a análise e caracterização destas práticas poderá permitir uma classificação por tipologia, tecnologia, estratégia, faixa etária, capacidade, grau de criatividade ou outros elementos que sejam destacados, e que possam promover o desenvolvimento e adequação de acordo com o perfil de cada estudante, tendo em consideração as suas necessidades e potencialidades.

Em termos de metodologia de investigação, é adotada uma abordagem fenomenológica tendo por base a análise qualitativa dos depoimentos obtidos.

Em termos de sustentabilidades, para que estas práticas possam ser adotadas em outros contextos educacionais, os depoimentos serão publicados em livro digital multiformato, em acesso aberto, seguindo os procedimentos da Comissão de Ética do LE@D.