Capítulo 1 – Exploradores de Espaços Verdes
Autores: Anabela Leite e Paula Afonso
Coautores: Felicidade Bunge e Jéssica Martins
Palavras-chave: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, natureza, tecnologia, défice cognitivo
Citação: Leite, A., Afonso, P., Bunge, F. & Martins, J. (2023). Exploradores de espaços verdes. In M. Francisco, C. Tomás & S. Malheiro (Orgs.). 12 histórias educacionais: Ser diferente na diversidade. Práticas pedagógicas em contextos pouco visíveis. [Online]. LEAD, Universidade Aberta.
Nota introdutória
Os alunos coautores deste capítulo apresentavam dificuldades de foro cognitivo, com impacto nas aprendizagens académicas que impliquem o uso da escrita e da leitura. Ao abrigo do Decreto-lei 54/2018 beneficiavam de Medidas Adicionais (artigo 10.º) com Adaptações Curriculares Significativas (alínea b) nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês e, ainda, Programa Educativo Individual (artigo 24.º).
Gravar a natureza
Esta prática teve como objetivos levar os alunos a conhecer melhor o meio envolvente (os alunos nunca tinham entrado na Quinta da Fidalga, desconheciam a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro) e usarem algumas ferramentas TIC nomeadamente o Padlet e a edição de vídeo para elaboração de trabalhos. Foram escolhidos estes alunos porque percebemos que não conheciam bem esses espaços, porque tinham apetência pela realização de trabalhos em suporte digital principalmente a edição de vídeo e porque tivemos o apoio da Patrícia Martins da equipa do NICE (Núcleo de Intervenção na Comunidade Educativa) que os ajudou a elaborarem o vídeo.
É uma atividade de continuação. No próximo mês iremos fazer o percurso Parque dos Franceses, Biblioteca Municipal e Parque Urbano José Afonso para a II Edição — novo vídeo.
Ponto de partida: Conhecer os espaços de lazer e equipamentos culturais da comunidade onde vivem os alunos, na medida em que, na sua maioria, desconhecem a sua existência, não usufruindo dos seus benefícios. Começamos pelos espaços próximos da escola: espaços verdes, equipamentos de lazer e culturais.
- Explicar aos alunos a atividade e as suas fases, os recursos necessários e o produto final da I edição: agendar saída ao exterior para fazermos o 1.º percurso — zona ribeirinha, Núcleo Naval do Ecomuseu do Seixal; equipamentos de ginásio ao ar livre, Quinta da Fidalga; telemóveis para captação de fotografias.
- Seleção e organização do material fotográfico para a elaboração do vídeo.
- Elaboração do guião para as vozes do vídeo.
- Preparação do vídeo.
- Apresentação do vídeo na AENA TV e envio do mesmo para o Posto de Turismo da CM do Seixal.
Impacto
Grande motivação dos alunos nas várias etapas, alguma retração na gravação das vozes (por não estarem habituados a fazê-lo); conhecimento em 1.ª mão do espaço da Quinta da Fidalga, incluindo a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro onde tivera uma visita guiada); orgulho por verem o vídeo a ser apresentado na AENA TV e pela resposta do Posto de Turismo. No segundo semestre deste ano letivo 22-23 iniciaremos a II Edição desta atividade dando continuidade ao percurso (zona ribeirinha, Biblioteca Municipal e Parque Urbano José Afonso).
Evidências:Exploradores dos Espaços Verdes – YouTube
O que mais gostei
Gostei de fazer este trabalho porque foi diferente, ficamos a conhecer a Quinta da Fidalga, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, os espaços de lazer junto da baía. Foi uma aula ao ar livre! Fizemos um Padlet e um vídeo com as fotos que tiramos. Foi uma nova aprendizagem!
Felicidade Bunge (6.ºF)
Eu gostei muito de fazer este trabalho. Nós fomos ver os espaços verdes e de lazer, perto da escola. Gostei de ir explorar com os meus colegas. Eu já conhecia os espaços porque moro perto da Arrentela. Eu não conhecia a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro. Na oficina gostei de ver os azulejos, a cor e a forma como estavam montados. Também gostei de ir ao pontão com os meus colegas. Gosto muito de lá ir ficar deitada a olhar para o céu e para o rio. Gostei muito de participar no trabalho final. Fizemos um vídeo e eu fiz o áudio com um colega. Para mim foi importante porque é uma recordação boa, que eu posso guardar e ver quando quiser.
Jéssica Martins (8.ºD)