Capítulo 2 – Palavras no Correio
Autores: Anabela Leite
Palavras-chave: 2.º ciclo do ensino básico, estilos de aprendizagem, motivadora, dificuldades na leitura e escrita
Citação: Leite, A. (2023). Palavras no correio. In M. Francisco, C. Tomás & S. Malheiro (Orgs.). 12 histórias educacionais: Ser diferente na diversidade. Práticas pedagógicas em contextos pouco visíveis. [Online]. LEAD, Universidade Aberta.
Apresentação esquemática da prática pedagógica
Problemática: Alunos com grandes dificuldades na leitura e na escrita.
Objetivo: Motivar os alunos para melhorar as suas competências leitoras, a partir de uma reflexão sobre a necessidade de aprendermos a ler e a escrever minimamente. Foco na ideia de que a escrita e a leitura nos permitem comunicar com os outros.
Estratégia adotada: E se fôssemos à biblioteca da escola requisitar livros para lermos e depois partilhássemos pedaços das nossas leituras com os nossos vizinhos (da escola) nas suas caixas de correio? A ideia foi aceite de imediato.
Implementação:
- Fomos à biblioteca requisitar livros
- Fomos à secretaria pedir envelopes com o logotipo da escola
- Lemos os livros (fizemos leitura em voz alta)
- Selecionamos um excerto (seleção pelo aluno)
- Escreveram o excerto numa folha, identificando o projeto, o nome do aluno e a sua turma
- Colocaram dentro dos envelopes onde escreveu: Palavras no Correio
- Fomos distribuir as Palavras nas caixas do correio
Impacto:
- Duas vizinhas da escola vieram à escola agradecer; os alunos ficaram extremamente motivados e o projeto continua, com a participação de outros alunos.
- Os alunos vão voluntariamente à biblioteca requisitar livros para ler em casa.
- Neste ano letivo estão a preparar uma carta para enviar ao Presidente da República.
Evidência (vídeo):Palavras no Correio – YouTube