Nota introdutória

Este livro surge no âmbito do projeto de investigação Hela.H.Eduki, (Referência PTIN/UID4372-LE@D/012022) que visa o levantamento e análise fenomenológica de práticas pedagógicas em contextos educacionais pouco visíveis. Este projeto financiado pelo Laboratório de Ensino a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, iniciou em 2022, com um levantamento bibliográfico e documental de práticas pedagógicas diferenciadas, existentes em Portugal, disponibilizadas em formato digital na web. Os resultados desta pesquisa evidenciam a escassez de recursos e guias de apoio para professores, formadores e educadores, bem como a falta de acessibilidade ou baixo nível de conformidade com as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web e digital. Esta lacuna serviu de mote para criar este livro, em diferentes formatos, procurando ser útil ao maior número de pessoas e tecnologias de apoio.

As histórias apresentadas neste livro foram identificadas pelas investigadoras do projeto, que dirigiram o convite pessoal a prestadores de práticas pedagógicas diferenciadas e criativas que valorizam as habilidades dos educandos. Pretendeu-se compilar experiências que ilustram práticas específicas e brilhantes, desenvolvidas em diferentes cenários e contextos educacionais, relatadas na primeira pessoa, a uma ou duas vozes (autor e coautor do capítulo).

Seguindo a Carta de Ética do Laboratório de Educação a Distância e Elearning que “(…) define os princípios éticos e deontológicos da investigação em Educação, desenvolvida pelos seus investigadores (…)” (p.1), é de salientar que os “(…) princípios que se enunciam no presente documento tiveram em conta as recomendações de várias organizações e instâncias no que respeita às questões éticas na investigação, nomeadamente The European Code of Conduct for Research Integrity (2017), Code of Ethics American Educational Research Association (2011), Carta de Ética da SPCE (2014), REGULAMENTO (UE) 2016/679 sobre a proteção de dados de pessoas singulares (2016) e as orientações constantes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia sobre a Política de Ciência Aberta.” (p.1 e 2).

No que respeita a este projeto, é de salientar que, como referido na carta anteriormente mencionada, os diferentes intervenientes receberam, em documento próprio, toda a informação relacionada com a investigação em curso, garantindo-se, deste modo, a participação voluntária, através de instrumentos de recolha de dados, validados pela Comissão de Ética do Le@d. Como tal, os depoimentos e as imagens que ilustram os capítulos, são disponibilizados livremente pelos respetivos autores e após o seu conhecimento prévio informado e esclarecido sobre o seu propósito e uso. Apesar de o livro ser disponibilizado em acesso aberto, tem uma licença Creative Commons restritiva, ou seja, o livro é disponibilizado gratuitamente, podendo ser descarregado e partilhado na íntegra, com a atribuição dos respetivos créditos. Não é permitido extrair partes do seu conteúdo (texto ou imagem) ou utilizar em outros conteúdos ou contextos, sem autorização prévia dos respetivos autores.