Educar “com” e “na” diferença, continua a ser um trabalho invisível e pouco disseminado e investigado. O conhecimento e a partilha de práticas pedagógicas de sucesso enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, relatados nomeadamente pela voz dos próprios atores, poderá trazer à luz estratégias e conhecimentos que podem apoiar o planeamento de futuros planos educativos mais inclusivos, acessíveis e equitativos, entre todos, tendo a tecnologia como suporte, motivo ou motor das mesmas.
Assim, este projeto tem como principais objetivos:
1 – Elencar práticas pedagógicas inclusivas e diferenciadas adotadas por professores/formadores e/ou educadores no trabalho com pessoas de diferentes faixas etárias com Necessidades Educativas Especiais (incapacidade ou deficiência) ou sem acesso a recursos educacionais.
2 – Identificar e caracterizar diferentes contextos que utilizam e beneficiam de práticas pedagógicas inclusivas e diferenciadas.
3 – Caracterizar os aspetos diferenciadores nas práticas pedagógicas inerentes à pedagogia inclusiva.
4 – Disseminar as práticas pedagógicas recolhidas em livro digital, aberto e multiformato.
5 – Identificar novos problemas de investigação, nomeadamente ao nível da tradaptação para contextos educativos.