Capítulo 2 – Palavras no Correio

Autores: Anabela Leite

Palavras-chave: 2.º ciclo do ensino básico, estilos de aprendizagem, motivadora, dificuldades na leitura e escrita

Citação: Leite, A. (2023). Palavras no correio. In M. Francisco, C. Tomás & S. Malheiro (Orgs.). 12 histórias educacionais: Ser diferente na diversidade. Práticas pedagógicas em contextos pouco visíveis. [Online]. LEAD, Universidade Aberta.

Apresentação esquemática da prática pedagógica

Problemática: Alunos com grandes dificuldades na leitura e na escrita.

Objetivo: Motivar os alunos para melhorar as suas competências leitoras, a partir de uma reflexão sobre a necessidade de aprendermos a ler e a escrever minimamente. Foco na ideia de que a escrita e a leitura nos permitem comunicar com os outros.

Estratégia adotada: E se fôssemos à biblioteca da escola requisitar livros para lermos e depois partilhássemos pedaços das nossas leituras com os nossos vizinhos (da escola) nas suas caixas de correio? A ideia foi aceite de imediato.

Implementação:

  1. Fomos à biblioteca requisitar livros
  2. Fomos à secretaria pedir envelopes com o logotipo da escola
  3. Lemos os livros (fizemos leitura em voz alta)
  4. Selecionamos um excerto (seleção pelo aluno)
  5. Escreveram o excerto numa folha, identificando o projeto, o nome do aluno e a sua turma
  6. Colocaram dentro dos envelopes onde escreveu: Palavras no Correio
  7. Fomos distribuir as Palavras nas caixas do correio

Impacto:

  • Duas vizinhas da escola vieram à escola agradecer; os alunos ficaram extremamente motivados e o projeto continua, com a participação de outros alunos.
  • Os alunos vão voluntariamente à biblioteca requisitar livros para ler em casa.
  • Neste ano letivo estão a preparar uma carta para enviar ao Presidente da República.

Evidência (vídeo):Palavras no Correio – YouTube